Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2005 - 10h19

Comissão do TJD vê fraude em cinco jogos do Paulista-2005

Publicidade

MÁRVIO DOS ANJOS
da Folha de S.Paulo

A Comissão de Inquérito Desportivo do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo, que analisa os 22 jogos do Paulista apitados por Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, notou fraude em cinco atuações deles, mas ainda serão reanalisados seis jogos.

Todas as confirmadas pela comissão eram as partidas já confessadas em depoimentos de Carvalho e Danelon na Polícia Federal.

Nos outros seis jogos, porém, há algumas discordâncias entre os membros --os ex-árbitros Sidrack Marinho, Teodoro Castro Lino e Silas Santana, este último presidente do sindicato paulista de juízes profissionais.

"Essas partidas terão que ser reanalisadas porque as opiniões foram distintas", afirmou Lino, que não esclareceu exatamente quais são as partidas, mas disse que os casos de Danelon são os que mais chamaram a atenção.

"São jogos em que a câmera da grua diz uma coisa, a de trás diz outra, e cima diz outra, há quatro ou cinco verdades no lance, e a interpretação e as intenções do árbitro decidem. E, no caso do Danelon, está realmente complicado".

Para Castro Lino, que, além de árbitro, foi bandeirinha do quadro da Fifa, os auxiliares que acompanharam os juízes trabalharam de forma correta. "Eles atuaram bem, há muitos lances que eles marcam corretamente, enquanto o juiz erra."

Segundo o delegado do Garra Oswaldo Gonçalves, o Nico, que chefia a comissão, o parecer extraído dos relatórios individuais dos membros será anunciado pela comissão na sexta-feira.

Com base nesse parecer, o TJD, presidido por Naief Saad Neto, vai se reunir e julgar o que pode ser feito na tabela do Paulista, já que a possibilidade de haver jogos anulados acarretaria possíveis mudança na ordem da tabela --e, principalmente, nos clubes que disputarão a A-2 no ano que vem.

A decisão é esperada com apreensão por pelo menos seis clubes: Inter de Limeira, União Barbarense, União São João e Atlético Sorocaba, atualmente rebaixados, e América e Portuguesa Santista, que podem ser prejudicados com a mudança na tabela.

Segundo Saad Neto, a sentença só sai no início de novembro, a fim de não atrasar o Arbitral do Estadual de 2006, no dia 9.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página