Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2005 - 18h08

Confira a íntegra do bate-papo com o jornalista Mário Magalhães

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Mário Magalhães, colunista de Esportes da Folha. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(05:04:37) Mário: Oi, pessoal. Estou na área, é um prazer. Podemos começar o noso bate-papo.

(05:05:47) Guto: olá, Mário. Isso já aconteceu em algum outro país? Apostadores manipularem resulatdos de jogos? O que acha disso?

(05:07:28) Mário: Oi, Guto. Já aconteceu, sim. O caso mais conhecido é o da Itália, na década de 80. Envolveu até o Paolo Rossi, que acabou com o Brasil na década de 80. Houve até jogador preso.

(05:07:38) Paulo: Prezado Mário. Qual a profundidade e realidade das acusçãoes feitas contra o decano Armando Marques?

(05:09:19) Mário: Oi, Paulo. Antes, uma correção para o Guto. O Rossi acabou com o Brasil na Copa de 82. Uma acusação está comprovada: foi o Armando quem indicou o Edilson Pereira de Carvalho para a Fifa, mesmo depois do caso do diploma falso. O Armando disse que não fora ele. Os papéis provam que ele mentiu. O resto, as investigações dirão.

(05:09:30) #bruno#: Boa tarde Mário, é um prazer estar conversando com vc, Mario vc acha que essa mafia podera prejudicar os arbitros brasileiros que iriam para a copa do mundo?

(05:11:02) Mário: Oi, #bruno#. Se esquema de arbitragem prejudicasse, nem a Alemanha poderia indicar árbitros, dado o escândalo que houve por lá. Não vai prejudicar, não. O que pode prejudicar, na Copa, é o nível dos nossos árbitros, que está baixíssimo.

(05:11:03) Grogue: Mário, eu acho que a descoberta da fraude do apito dá credibilidade ao campeonato, e não tira a graça. Afinal, desta vez descoriram o roubo. Em outras vezes, não. O que vc acha?

(05:12:30) Mário: Oi, Grogue. Concordo com o seu raciocínio em parte. É melhor descobrir do que ignorar. O problema é a anulação de jogos em que não houve manipulação. Ou houve manipulação, mas o vencedor superou o adversário e o juiz ladrão. Ou seja: nesses casos, a anulação é injusta. E injustiça tira credibilidade do campeonato.

(05:12:47) Cesar: Boa tarde Mário!O quê está acontecendo com a arbitragem no país? Você viu o Simon, onten(Vasco x Figueirense), cometendo erros horríveis! Essa coisa que aconteceu com o Edílson, pertubou todos os outros? Será que tem mais alguém e isso tá mexendo com a cabeça dos juízes?

(05:14:38) Mário: Oi, Cesar. Eu acho que há muito tempo a arbitragem brasileira está horrível. A sensação aumenta com os recursos da TV. Por ela, nós vemos com exatidão que a bola saiu no gol do Figueirense. E houve outros lances, como o impedimento do Romário e o pênalti muito duvidoso para o Vasco. Penso, sim, que o caso Edilson abalou ainda mais os árbitros brasileiros.

(05:14:51) Galoucura !: você acha que a diferença de penaltis marcados de um time para outro (ex. botafogo do esveiter 16 penaltis, meu galo 2 ) tem alguma influencia de possíveis juizes corruptos? pelo amor de deus me responda essa dúvida!!

(05:16:14) Mário: Oi, Galoucura. Quem me dera responder! Mas que há estatísticas estranhas, há. Exemplo: com árbitro de SP, o Flamengo é muito pior do que com árbitros de outros Estados. A diferença é tão grande que chama a atenção. Como é de estranhar tão poucos penais para o Galo.

(05:16:26) futebol: vc acha q o jogo do santos 4 corinthians 2 devia ser anulado?

(05:17:24) Mário: Claro que não. A anulação é um escândalo. O Santos venceu limpamente. As gravações provam que o esquema era contra o Santos. A anulação foi um absurdo, mas a Justiça comum pode revalidar o placar do primeiro jogo.

(05:17:56) MSI SIM, E DAÍ ?: Sou corintiano e acho que ajudaram meu time mesmo. Agora, será que é possível tirarem o título do Corinthians, que já acho ganho pelo STJD, na justiça comum?

(05:19:36) Mário: Oi, MSI. O STJD não tira, se o Timão ganhar mesmo como está pintando. A Justiça comum, em tese, pdoe anular o campeonato. Os jogadores argentinos do Corinthians estão certos. Era melhor que os dois jogos anulados não tivessem sido remarcados, para ninguém colocar a campanha moralmente em questão.

(05:19:40) Daniel: voçê não acha quq a CBF pecou em só anular os jogos da séire A ?

(05:20:25) Mário: Oi, Daniel. É inaceitável que a lei seja interpretada de um modo para a séria A e outro para a B. A lei é para todos. Ou não é?

(05:20:31) futebol: voce acha que todas as 11 partidas deveriam ser anuladas?

(05:21:44) Mário: Oi, futebol. Não. Deveria haver um julgamento para cada uma delas. Assim como acho que a Câmara deve julgar cada deputado separadamente. Uma coisa é quem pegou dinheiro do Valério no banco. Outra quem não pegou. Anular a vitória do Figueirense sobre o Juventude, por exemplo, é inaceitável.

(05:21:56) So!iD: Mario...e os campeonatos da Serie B e do Paulistao o que o STJD esta vendo para os mesmos??

(05:23:00) Mário: Oi, So!iD. A série B ainda será julgada pelo STJD. O julgamento do Paulistão, na primeira instância, cabe ao TJD de São Paulo.

(05:23:07) Leo Vascao: ola boa tarde eu qeria saber sobra a reivindicasao do vasco da gama contra a anulaçao do jogo contra o fluminense

(05:24:37) Mário: Oi, Leo Vascão. Deve estar rolando agora em São Januário uma coletiva do Eurico. Na Justiça desportiva, as chances do Vasco são nulas. A não ser que prove que o Simon errou de propósito. Aí o Figuerense pode reclamar do pênalti para o Vasco e do pênalti não marcado sobre o Edmundo. Vai longe. Vamos ver o que o Eurico diz.

(05:24:46) Gohan_SpS: Pq o Santos aceitou a anulacao do jogo, tendo em vista q o arbitro deveria favorecer o Corinthians e mesmo assim o Santos saiu vitorioso!?

(05:25:55) Mário: Oi, Gohan_SpS. É uma boa pergunta para a diretoria do Santos. Vivem reclamando da CBF, mas nas eleições o voto vai sempre para o Ricardo Teixeira.

(05:26:15) Paulo: Algumas graves acusações recaem sobre o ex-árbitro Edilson: Crime contra a economia popular,estelionato,formação de quadrilha e em virtude do diploma falsificado , falsidade ideológica. O amigo o vê condenado em alguma dessas práticas e se positivo , isso servirá para moralizar o apito no Brasil?

(05:27:16) Mário: Oi, Paulo. Não sou advogado, juiz ou promotor. Mas parece óbvio que o Edilson cometeu vários crimes. Embora, no Brasil, às vezes pareça que vale tudo... A punição favorece a moralização.

(05:27:27) Edson: boa tarde mario vc acha que a dupla bahia e vitoria pode voltar pra segunda por cousa dessa mafia

(05:28:40) Mário: Oi, Edson. A situação de Vitória e Bahia é diferente. Só se salvam, ambos, se o STJD cancelar o rebaixamento. Agora, é o seguinte: se o tribunal mandou jogar de novo as 11 partidas da Primeirona, tem de mandar jogar de novo as partidas suspeitas da Segundona.

(05:28:49) marcelo-jacarei: MARIO, VC NÃO ACHA QUE O SR EDILSON TINHA UM APADRINHAMENTO MUITO GRANDE NA FPF E CBF,

(05:29:38) Mário: Oi, marcelo-jacareí. Põe apadrinhamento nisso. Depois de forjar um diploma, é acolhido novamente e promovido à Fifa. Precisamos saber quem são os padrinhos dos padrinhos.

(05:29:49) Palmeiras: vc ñ acha q o zveiter se precipitou em alguma decisãoes ?

(05:30:44) Mário: Oi, Palmeiras. Precipitou-se, é verdade. Mas o pior é que o tribunal foi injusto, mandando jogar de novo quem venceu limpamente em campo. Isso destrói a credibilidade do campeonato.

(05:31:04) brouck: Olá Mário, na sua opinião, qual será o destino deste campeonato, será que ele termina ainda esse ano? Quem pode garantir que outros resultados também não foram manipulados, que o Edílson é o único árbitro que foi corrompido?? Se outros podres como esse forem a tona???

(05:32:57) Mário: Oi, brouck. Garantir, ninguém garante. Mas acho que termina, porque os poderosos do futebol querem que termine logo. Por isso, creio, não se analisou jogo a jogo e julgou caso a caso. Se alguém é assassinado num elevador com dez pessoas, não há julgamento em pacote. Mesmos condenados, cada réu recebe uma pena diferente.

(05:33:05) lula: porque os clubes estao inertes neste escandalo do apito, pois o fraudador no caso de jogo santoe e corintians podera se beneficiar com este jogo, ja que o santos nao anda bem, ou seja o infrator é beneficiado pelo irresponsavel Svaiter

(05:34:15) Mário: Oi lula. O caso de Santox x Corinthians e Juventude x Figueirense é claro. A anulação dessas partidas premia o esquema. Não queriam que Santos e Figueirense perdessem? Pois eles ganharam em campo, mas não valeu.

(05:34:26) Lambari: Voc~e não acha que o controle de qualidade da CBF falhou e dessa forma como responsável por tudo isso o onus deveria ser dela, cabendo inclusive uma indenização aos que fora lesados, inclusive os clubes?

(05:35:10) Rock na Veia: Oi , Mário..o que vc acha que deveria acontecer com os culpados?

(05:35:12) Mário: Oi, Lambari. Acho, sim, que a CBF tem responsabilidades. Escrevi na Folha uma coluna intitulada A PARTEIRA DE EDILSON. A parteira é a CBF.

(05:36:16) Mário: Oi, Rock na Veia. Serem punidos, claro. O que não pode haver é punição onde o placar não foi manipulado. Ou em que não haja provas de que não foi manipulado.

(05:36:53) Jones: vc acha que a anulação dos jogos resolve alguma coisa?

(05:37:54) Mário: Oi, Jones. Resolveria se fossem anulados apenas os jogos em que houve prova de que a vitória de um time foi favorecida pelo juiz ladrão. Anular jogos limpos, ou decididos contra os interesses da máfia, não adianta nada. Só piora.

(05:37:58) bega: Olá Mário!Vc não acha que no final do campeonato , os clubes que foram prejudicados com a remarcação dos jogos irão melar o campeonato?

(05:39:14) Mário: Oi, bega. O verbo melar depende da interpretação. Há quem ache que o STJD melou ao anular jogos em que não há prova de armação. E é legítimo que os clubes recorram à Justiça comum para fazer valer os seus direitos.Ou seja: é possível que o campeonato seja (ou já tenha sido) melado.

(05:39:48) c.ro.girl: é verdade que todos os jogos que foram de certa forma manipulados por esse juíz serão abertos ao público(sem pagar entrada)?

(05:41:09) Mário: Oi, c.ro.girl. Mais ou menos. Há regras para entrar, os ingressos são gratuitos. Mas quem não guardou o recibo tem que entrar em filas enormes. E ontem já se viu esquema de cambista em vários estádios. O que era de graça já não é. Tem gente lucrando com a bandalheira.

(05:41:33) Mazzoni: Mario, e quanto ao Armando Marques, ninguem fala nada sobre ele???

(05:42:51) Mário: Oi, Mazzoni. Eu desconfio de que há um grande esquema para jogar o assunto para baixo do tapete. O Armando não fala mesmo. E quem quer que ele fale? Refiro-me aos chefões. O Armando sabe demais. Se ele apadrinhou o Edilson, pergunto: quem apadrinhou o Armando?

(05:42:58) rica: Os jogadores dos clubes prejudicados pela decisão do SR. Sorvete de anular partidas onde não houve manipulação poderiam não entrar em campo????

(05:44:00) Mário: Oi, rica. Os clubes seriam punidos, conforme a legislação esportiva. Mas, se a Justiça comum desse garantias, eles poderiam não entrar. Com cartolas tão pusilânimes, que jogador vai querer se expor?

(05:44:06) fades: Os jogos anulados não deveriam ter transmissao por tv aberta?

(05:45:30) Mário: Oi, fades. Na minha opinião, os que tiveram TV aberta, sim. Os que não tiveram, não. O problema está na origem: por que repetir jogo limpo? Isso é virar a mesa. Caso diferente é o de, por exemplo, Vasco 2 x 1 Figueirense. Tinha que ser feito de novo, devido às provas de armação.


(05:45:35) lelão: Vc acha q tem coisa maior q ainda não foi descoberta


(05:46:29) Mário: Oi, lelão. Se tem ou não é difícil dizer. Mas que dá para desconfiar, isso dá. E não precisa ser adepto da teoria da conspiração.

(05:46:38) Loto: Boa tarde, Mário. Vc acha que esse episódio vai mudar o modo como se estrutura o futebol no Brasil?

(05:46:58) Mário: Oi, Loto. Infelizmente, enquanto essa gente mandar, já perdi as esperanças.

(05:47:23) Bia: Entaum no caso de torcedores que estiveram presentes nos outros jogos e agor nos remarcados não conseguir entrar poderão entrar pedeir resarcimento de seu dinheiro?

(05:47:50) Mário: Oi, Bia. Acho que têm todo o direito de recorrer à Justiça.

(05:48:04) branco: boa tarde, gostaria de saber a sua opinião, quanto aos jogos que não teve manobra do Edilson, ex ponte preta e são paulo, o proprio Rogerio Ceni disse em uma entravista que este jogo foi um jo normal, vc não acha que a diretoria do são paulo devia dar WO?

(05:48:53) Mário: Oi, branco. Claro que é um absurdo anular a vitória limpa da Ponte. Uma enorme injustiça. Anula-se sem provas de armação.

(05:49:01) Mazzoni: Mario, o que voce acha da participação do presidente da CBF ????

(05:50:29) Mário: Oi, Mazzoni. O Ricardo Teixeira deu uma entrevista e só, sobre o caso. Ele é o vice de arbitragem da Fifa. Era o chefe do Armando Marques. Quem escalava o Edilson era a CBF. Quem indicou o Edilson para a Fifa foi a CBF. É preciso falar mais?


(05:50:45) Pyxis: Por que ninguem relembra as lambanças do AMarques como "coisas que se vê e coisas que não se vê" contage de penaltis errada, furto contra o Cruzeiro em 1974, declaracoes infelizes contra aquele arbitro paulista


(05:52:37) Mário: Oi, Pyxis. Para ser justo, essas histórias foram muito lembradas por esses dias. Leniente foi, na minha opinião, a forma como os jornalistas trataram a gestão de Armando na CBF.Há poucas semanas ele deu um curso e foi um oba-oba danado. Escrevi na coluna chamando a atenção para o chilique do sujeito. Não foi feito jornalismo crítico sobre a desgovernança do Armando.


(05:53:01) APITO DE OURO: Essa Mafia sempre existiu...Só agora q veio a tona. Naum sera um artificio pra encobrir toda essa patifaria que reina na politica brasileira?????


(05:54:30) Mário: Oi, apito de ouro. Nunca acredito muito nessas histórias de encobrir um assunto com outro. É claro que quem quer matar um assunto joga luzes sobre outro. Agora, houve coincidência. Descobriu-se um esquema, no futebol, no mesmo momento em que o país conhece outro esquema, o do Valerioduto. Os esquemas têm que ser combatidos com a mesma firmeza, creio.

(05:54:46) Cesar: Poderia alguém entrar com uma representação, junto a Jutiça Comum, baseada no estatuto do torcedor, contra a anulação dos 11 jogos?

(05:55:32) Mário: Oi, Cesar. Claro que pode. E o Ministério Público Federal talvez o faça, por intermédio de dois procuradores do Rio de Janeiro.

(05:55:38) MARCELO_Analista: Vc acha que se voltasem apenas josgos "suspeitos" o campeonato teria sua credibilidade restaurada??

(05:56:25) Mário: Oi, MARCELO_Analista. Plenamente, a credibilidade não seria recuperada. Mas haveria menos injustiça do que punindo quem não deve ser punido.

(05:56:40) ludopédio: Você não acha que a anulação dos 11 jogos abriu um precedente perigoso?

(05:57:03) Mário: Oi, ludopédio. Concordo com você. O precedente é condenar sem provas.

(05:57:19) alessandro: e as pessoas que apostaram dinheiro quem e que vai arcar com os prejuisos

(05:58:45) Mário: Oi, alessandro. Como o jogo (fora a loteria oficial)relativo ao campeonato é ilegal, ninguém pode recorrer à Justiça por causa da grana que perdeu.Recorrer, a rigor, pode. Mas corre o risco de ser processado pela prática de uma atividade ilegal.

(05:58:48) fml: Você acha que há alguma chance de se reverter a decisão do STJD sem a necessidade de se recorrer à Justiça Comum, ainda durante o Campeonato?

(05:59:39) Mário: Oi, fml. Com a decisão unânime do STJD sustentando a decisão inicial do presidente Zveiter, acho que agora só na Justiça Comum.

(06:00:28) Mário: Pessoal, foi um prazer participar do chat. Conto um segredo: foi a primeira vez. E nem doeu. Um abraço a todos.

(06:00:57) Moderador: O Bate-papo UOL agradece a presença de Mário Magalhães e de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais

Especial
  • Saiba como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página