Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 10h12

Advogado ligado à Fifa discorda de ação do Santos

Publicidade

MÁRVIO DOS ANJOS
da Folha de S.Paulo

Para o ex-presidente do Internacional e advogado Paulo Rogério Amoretty, que pertence à Câmara de Resolução de Litígios da Fifa, o Santos não pode recorrer diretamente à CAS sem que antes haja uma decisão da Fifa.

"O que o clube pode fazer é entrar com a notícia do que está acontecendo, para esgotar as instâncias esportivas. A CAS é um tribunal pra recorrer de decisões da Fifa, não se pode ir diretamente a ela. É um órgão recursal, primeiro recurso de uma decisão da Fifa", afirmou o advogado, acostumado a questões que envolve transferências de jogadores e clubes.

Amoretty foi consultado pelos agentes de Robinho, Juan e Marcel Figer, à época do impasse entre Santos e o Real Madrid, na metade deste ano. Os empresários planejavam levar o caso à Fifa se não houvesse acordo com o Santos.

Marcílio Krieger, porém, tem opinião diferente e acredita que o caminho pode ser o pretendido mesmo.

"Nós entendemos que nosso o caminho é sempre pela Fifa, talvez aí esteja o ruído. Assim como o Santos não pode recorrer ao STJD sem ser através da federação paulista, entendemos que nesse caso o recurso ao CAS apenas passa pela Fifa", afirmou o advogado.

A Folha de S.Paulo tentou contatar o presidente do STJD, Luiz Zveiter, para comentar o caso, mas foi informada de que ele não poderia atender.

O que é?

A CAS (Corte de Arbitragem do Esporte) foi criada em 1984.

O tribunal é formado por especialistas em arbitragem e leis esportivas, de vários países, e é a instância suprema para os julgamentos relativos ao esporte.

Os casos mais freqüentes analisados pela CAS envolvem doping, contratos, patrocínios, direitos de TV, transferências de atletas, violência em campo e abuso dos árbitros, entre outros.

Qualquer pessoa ou entidade legalmente apta pode recorrer à CAS.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página