Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2005 - 10h01

Santos repete contra a Ponte Preta a tática que afundou o time

Publicidade

MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

O técnico Nelsinho Baptista, do Santos, repete nesta quarta-feira contra a Ponte Preta um esquema que fracassou na única vez em que foi adotado neste Brasileiro. A partida, que começa às 21h45, é válida pela 36ª rodada e acontece no Moisés Lucarelli, em Campinas.

O treinador abandonará o tradicional 4-4-2 para escalar o time santista no 3-5-2, contrariando o retrospecto da equipe, que na sexta rodada se deu mal quando usou três zagueiros, cinco jogadores no meio e dois atacantes.

Naquela ocasião, dia 29 de maio, ainda dirigido por Gallo, o Santos atuou com Hallison, Nadson e Altair na defesa e sucumbiu no Parque Antarctica ao perder por 2 a 1 para o Palmeiras.

Nesta quarta, terá Ávalos, Gavião e Rogério. Nelsinho sacou o meia Léo Lima e colocou o volante Gavião, para atuar como terceiro zagueiro e dar liberdade na saída de bola.

Contudo, assim como há cinco meses, o argumento para utilizar o 3-5-2 é idêntico: uma maneira de neutralizar a arma do rival em sua casa é usar a mesma arma.

"Eu conheço bem a Ponte Preta jogando dentro de seu estádio. É um time que tem uma pegada muito forte. Se não equilibrarmos essa característica, podemos correr riscos, e não é isso que queremos", disse Nelsinho.

Como o lateral-esquerdo Kléber cumpre suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, Wendel será improvisado no lugar.

Além de Kléber, Nelsinho não terá Giovanni e Luizão, que ainda cumprem suspensão imposta pelo STJD. O zagueiro Rogério volta ao time depois de cumprir suspensão automática na partida contra o Cruzeiro.

O Santos, que luta para conseguir uma vaga na Taça Libertadores do próximo ano, também se preparara para encarar o Corinthians, no clássico do próximo domingo, no Pacaembu.

"Chegando com uma vitória no clássico, a cabeça, o pensamento e o raciocínio ficam mais tranqüilos. Os jogadores têm pensado bastante que este é o jogo", disse o meia Heleno.

A única dúvida do técnico da Ponte Preta, Estevam Soares, é quanto ao meio-de-campo. O volante Ângelo sentiu dores musculares na coxa esquerda e pode desfalcar o time. Caso ele seja vetado, Carlinhos deve ser o titular.

PONTE PRETA
Lauro; Preto, Galeano e Rafael Santos; Rissut, Ângelo (Carlinhos), André Silva, Élson e Iran; Evando e Tico.
Técnico: Estevam Soares

SANTOS
Saulo; Ávalos, Gavião e Rogério; Paulo César, Fabinho, Heleno, Ricardinho e Wendel; Basílio e Geílson.
Técnico: Nelsinho Baptista

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Horário: 21h45
Juiz: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página