Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2005 - 10h08

Corinthians e Internacional "decidem" o Campeonato Brasileiro

Publicidade

da Folha Online

Faltando três rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Internacional, donos das duas melhores campanhas, se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu, numa espécie de "final" do Nacional-05.

As equipes estão separadas por apenas três pontos. O Corinthians, que ocupa a liderança, soma 77, enquanto o clube gaúcho tem 74. Caso a vitória seja corintiana, o time de Parque São Jorge necessitará de apenas um ponto nos dois próximos jogos --Ponte Preta e Goiás-- para alcançar seu quarto título do Nacional.

Um triunfo do Internacional deixará as duas equipes com a mesma pontuação e igual número de vitórias --23--, adiando a decisão da competição para as últimas duas rodadas.

O confronto deste domingo colocará frente a frente o melhor ataque contra a defesa menos vazada do Nacional-05. O Corinthians é dono do ataque mais positivo, com 81 gols marcados.

Para ampliar esse número, o técnico Antonio Lopes terá o retorno do atacante Tevez, artilheiro da equipe na competição com 18 gols e que não atuou nos jogos contra Coritiba e São Caetano por estar defendendo a seleção argentina.

Já o Internacional possui a melhor defesa do campeonato. Sofreu apenas 46 gols. É justamente nesse setor que o treinador Muricy Ramalho tem sua dúvida para escalar a equipe: o ala-esquerdo Jorge Wagner ainda se recupera de dores no tornozelo. Caso ele não possa jogar, Alex deverá ser o substituto.

A "decisão" deste domingo ganhou ingredientes fora de campo. A guerra de nervos foi acirrada, principalmente após os jogos da última quarta-feira, quando a vantagem da equipe paulista caiu para apenas três pontos --O Corinthians perdeu para o São Caetano por 1 a 0, enquanto o Internacional derrotou o Brasiliense, também por 1 a 0.

Depois do triunfo sobre o Brasiliense, técnico e jogadores gaúchos saíram de mãos dadas. Horas depois, o vice de futebol corintiano, Andrés Sanchez, provocou o adversário. "Quero ver eles fazerem isso após o jogo no Pacaembu."

O Internacional tentou pressionar o STJD para suspender o lateral corintiano, Gustavo Nery, que, na avaliação dos dirigentes gaúchos, deveria ter sido expulso juntamente com Dimba na partida contra o São Caetano.

Para esquentar ainda mais o clima da partida, a juíza Munira Hanna, do 1º Juizado da 1ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, concedeu na última sexta-feira uma liminar que anulava a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que mandou repetir os 11 jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho --envolvido num esquema de manipulação de resultados--, durante o Campeonato Brasileiro.

Com a liminar, o Internacional seria o novo líder do Brasileiro, com 74 pontos, um a mais que o Corinthians. O presidente do STJD, Luiz Zveiter, no entanto, afirmou que uma liminar anterior, do Rio de Janeiro, impede que a decisão do STJD seja anulada.

CORINTHIANS
Fábio Costa; Eduardo, Betão, Marinho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Bruno Octávio, Rosinei e Carlos Alberto (Hugo); Nilmar e Tevez.
Técnico: Antônio Lopes

INTERNACIONAL
Clemer; Élder Granja, Edinho, Ediglê e Alex; Gavilán, Perdigão, Tinga e Ricardinho (Márcio Mossoró); Fernandão e Rafael Sobis.
Técnico: Muricy Ramalho

Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Horário: 16h
Juiz: Márcio Rezende de Freitas (SC)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página