Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2005 - 09h57

Fifa ignora em DVD o Mundial conquistado pelo Corinthians

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Fifa ignorou o Mundial de Clubes conquistado pelo Corinthians em 2000 em seu DVD, "Fifa Fever", que foi lançado nesta semana no Brasil, e comemora o centenário da entidade máxima do futebol mundial.

No documentário, a Fifa mostra imagens das 17 Copas do Mundo, de Mundiais de categorias inferiores e feminino e até de futsal e deixa de lado a primeira edição de seu torneio de clubes.

"É um absurdo. Eles não podem ignorar o primeiro campeonato mundial de clubes organizado por eles. Deve ter sido uma falha de quem produziu esse DVD", afirmou o vice-presidente de relações públicas do clube, Fran Papaiordanou. Segundo ele, o Corinthians pode até reclamar à Fifa da ausência de imagens do campeonato que ganhou.

À época, o Corinthians venceu o Vasco na disputa de pênaltis, no Maracanã, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. "Para mim, isso foi um ato falho. O Corinthians sabe que foi o primeiro campeão mundial da Fifa, e o título jamais será esquecido", afirmou o meia Roger.

Não é a primeira vez que a entidade que comanda o futebol trata com desdém a competição vencida pela equipe do Parque São Jorge. Em agosto, no sorteio dos grupos para a segunda edição do Mundial, em dezembro, no Japão, a entidade anunciou a alteração no troféu do torneio, que não levará o nome do Corinthians.

Recentemente, no lançamento oficial da competição no Brasil, o vice-presidente da CBF, Nabi Abi Chedid, referiu-se ao campeonato ganho pelos corintianos como um "ensaio" e arrancou aplausos do são-paulinos que vão disputar o torneio neste ano.

A Fifa, que destaca o título corintiano em seu site, corrigiu o cartola brasileiro e afirmou que o título corintiano é válido.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página