Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2005 - 11h03

Corinthians vai contratar "vovôs" para a Libertadores

Publicidade

EDUARDO ARRUDA
RICARDO PERRONE
da Folha de S.Paulo

O Corinthians dos jogadores pratas da casa e estrelas milionárias de pouca idade vai ganhar companheiros mais rodados em 2006. Essa é a promessa do presidente do clube, Alberto Dualib, e do iraniano Kia Joorabchian, executivo da MSI, no ano em que a equipe vai disputar o torneio de seus sonhos, a Libertadores.

Na avaliação dos dirigentes, o time corintiano, o mais jovem do Nacional, com 22,5 anos de média de idade, demonstrou ter sentido a pressão nas rodadas decisivas do Nacional, o que causou temor na cúpula da parceria.

O time, que poderia ter vencido o campeonato com até cinco rodadas de antecedência, depende de um empate, domingo, contra o Goiás, na última partida.

No planejamento para a próxima temporada estão previstas contratações de três atletas experientes --um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante.

Os dirigentes da parceria também asseguram que nenhum jogador será negociado até o final da Libertadores.

Uma reunião para definir as diretrizes de 2006 será feita após o fim do campeonato, no domingo.

A percepção da diretoria de que o time precisa de atletas mais rodados após a contusão do meia Roger. O jogador de 26 anos, que se recupera de fratura em um osso do pé, é um dos mais experientes do grupo e é considerado o ponto de equilíbrio da equipe.

Após a saída dele, o time tropeçou em momentos decisivos, como nos jogos contra Vasco, São Caetano e Internacional.

"Nós temos essa dificuldade [de o time ser muito jovem] por que houve muita responsabilidade e o grupo tem média de 22 anos. Precisamos de uns três mais experientes", diz Dualib.

O dirigente, porém, não abre mão de o clube continuar sua aposta nos jogadores formados em casa. Nesta temporada são 19 atletas revelados nas categorias de base do Parque São Jorge.

A opinião de Kia é semelhante. O iraniano acredita que a aposta em jogadores mais velhos para a Libertadores-2006 não irá impedir a contratação de atletas jovens com potencial para futura negociação, como ocorreu neste ano.

Em 2005, a solução da diretoria foi apostar em um técnico experiente para tentar controlar a ansiedade do grupo. Antônio Lopes, 64, é o segundo treinador com mais participações em campeonatos brasileiros (19).

O técnico até fez um trabalho psicológico com o grupo com base em um livro de mensagens de auto-ajuda dado a ele pela mulher, Elza. "Em todo jogo decisivo há tensão. Em certos momentos, fraquejamos, com erros de passe e domínio de bola, mas isso é normal e não irá atrapalhar", disse.

"Apesar de jovens, temos alguns atletas experientes na equipe", fala o treinador.

Mesmo assim, ele avaliza a idéia da diretoria da parceria de contratar reforços mais rodados para a Libertadores. "Precisamos nos planejar bem porque esse torneio é o maior anseio do clube e de seus torcedores", afirma Lopes.

Segundo Dualib, o treinador também continuará no comando na próxima temporada.

"Ele tem feito um trabalho bom. Até agora melhorou a defesa, os jogadores passaram a render mais. O time está bem trabalhado, ele tem experiência e já ganhou a Libertadores", elogia o cartola.

Os jogadores admitem que têm sentido a pressão na reta final do Brasileiro, mas atribuem a queda de rendimento ao cansaço.

"Há algumas rodadas, atingimos o ápice e sabemos que essa queda de rendimento é perigosa. O friozinho na barriga sempre vai existir, mas precisamos aprender a controlar a ansiedade e transformá-la em vontade e dedicação para sair com uma vitória e com o título contra o Goiás", afirmou o lateral-direito Coelho.

Ele será titular na partida decisiva do time no lugar de Eduardo, que está suspenso. Após o dia de ontem de folga, os jogadores corintianos iniciam hoje pela manhã a preparação para o jogo com o Goiás, no Serra Dourada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians no Campeonato Brasileiro
  • Leia mais notícias no especial Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página