Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2005 - 12h43

Justiça impede CBF de declarar campeão neste domingo

Publicidade

da Folha Online

Uma decisão da Justiça gaúcha impede que a CBF declare o campeão brasileiro na rodada deste domingo. O juiz Mauro Borba, do Foro Central do Rio Grande do Sul, aceitou os argumentos do advogado Leandro Konrad Konflanz, que entrou com liminar solicitando que o Corinthians não seja proclamado campeão, caso a diferença para o Internacional seja inferior a quatro pontos.

Na ação, o advogado alega que o Nacional-05 está sub judice, uma vez que, na última sexta-feira, a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Nancy Andrighi, suspendeu todo o processo em torno da anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho --acusado de participar de um esquema de resultados para favorecer apostadores de sites de apostas-- feita pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva)

O advogado alega que o Corinthians teve um benefício de quatro pontos com a remarcação das partidas. O Corinthians havia sido derrotado por Santos e São Paulo nas partidas canceladas. No repetição dos jogos, o time de Parque São Jorge derrotou o Santos e empatou com o time do Morumbi.

Com a remarcação dos confrontos, o time paulista lidera a competição com 81 pontos, três a mais que o Internacional. Caso as partidas não fossem anuladas, o Inter estaria um ponto à frente do Corinthians.

O juiz aceitou que a CBF não pode declarar o campeão neste domingo, mas não quis se posicionar sobre o pedido de Leandro, que, na mesma ação, queria a anulação da decisão do STJD de remarcar os jogos.

"Entendi que esse caso é muito complexo para ser julgado dessa forma, pois minha decisão está sendo tomada num plantão. Entendi que o pedido de liminar era razoável", comentou o juiz, em entrevista à rádio Gaúcha.

Borba considerou pertinentes as alegações de Konflanz. "Acolhi o pedido porque entendi que era uma solicitação razoável, já que o campeonato está sub judice. O STJ suspendeu todos os processos e determinou que as causas urgentes fossem julgadas aqui em Porto Alegre. E assim foi feito", comentou.

Com a atual situação da tabela, o Internacional precisaria golear o Coritiba, fora de casa, e torcer para o Corinthians perder do Goiás, além de tirar uma diferença de cinco gols de saldo, para ser campeão. Se o Corinthians perder os quatro pontos, o time gaúcho só dependeria de si para arrebatar o título.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página