Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2005 - 18h16

Corinthians perde, mas "comemora" tetracampeonato brasileiro

Publicidade

da Folha Online

O Corinthians perdeu para o Goiás por 3 a 2, neste domingo, no Serra Dourada, mas festejou em campo o título do Campeonato Brasileiro-2005. No entanto a conquista corintiana pode ser contestada na Justiça.

Apesar de os jogadores corintianos terem festejado o título no Serra Dourada, uma liminar da Justiça gaúcha impede que a CBF declare o time paulista como campeão brasileiro neste domingo.

O juiz Mauro Borba, do Foro Central do Rio Grande do Sul, aceitou os argumentos do advogado Leandro Konrad Konflanz, que entrou com liminar solicitando que o Corinthians não fosse proclamado campeão, caso a diferença para o Internacional fosse inferior a quatro pontos.

Com as derrotas do time paulista e do Inter --1 a 0 para o Coritiba--, o Corinthians encerrou o Nacional com 81 pontos, contra 78 da equipe gaúcha.

Torcedores do Inter questionam na Justiça o processo de anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho --acusado de participar de um esquema de resultados para favorecer apostadores de sites de apostas-- feita pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

A equipe gaúcha alega que o rival foi "beneficiado" com a remarcação das partidas. O Corinthians havia sido derrotado por Santos e São Paulo nas partidas canceladas. No repetição dos jogos, o time de Parque São Jorge derrotou o Santos e empatou com o time do Morumbi.

O Goiás encerra sua participação no Nacional-05 em terceiro lugar com 74 pontos e classificação (vaga na seletiva) para a Taça Libertadores do próximo ano.

O jogo

Com atraso de dez minutos, o Corinthians começou o jogo decisivo com uma boa notícia: o Internacional já perdia por 1 a 0 para o Coritiba. O resultado, que poderia facilitar o caminho para o título do time de Parque São Jorge, refletiu dentro de campo em boa parte da etapa inicial.

Mesmo com uma formação mais defensiva --Bruno Octávio jogando como primeiro marcador e o outro volante, Marcelo Mattos, atuando como um terceiro zagueiro--, a equipe paulista não abdicou do ataque.

Logo aos 2min, Coelho teve a oportunidade de abrir o marcador, mas chutou em cima do goleiro Harlei. Tevez, aos 14min e 22min, também poderia abrir o placar. Nas duas chances, no entanto, errou na finalização. Os erros, entretanto, custaram caro ao time paulista.

Em seu único ataque perigoso, o Goiás se mostrou eficiente. Após falha da defesa corintiana, o lateral Paulo Baier tocou na saída de Fábio Costa, aos 46min do primeiro tempo, e colocou os donos da casa em vantagem.

O gol não mexeu com o time paulista, que chegou ao empate logo aos 5min do segundo tempo. Tevez recebeu de Carlos Alberto, driblou um zagueiro goiano e chutou no canto esquerdo de Harlei --foi o 20º gol do atacante argentino no Nacional-05.

A virada não demorou a sair. Aos 12min, Coelho, que já havia feito um dos gols na vitória sobre a Ponte Preta, cobrou falta com perfeição e deixou o Corinthians muito próximo do título. Dois minutos antes, Tevez havia chutado na trave.

O Goiás pouco criou na segunda etapa, mas como ocorreu na etapa inicial, chegou novamente ao empate em um dos seus raros ataques. Após cobrancça de escanteio, aos 25min, o atacante Sousa bateu para o fundo das redes.

Quando tudo caminhava para o empate, o meia Romerito aproveitou lançamento e se antecipou a zaga corintiana, aos 39min, para fazer o terceiro gol dos goianos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página