Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2005 - 19h59

Em seu site, CBF confirma Corinthians como campeão brasileiro

Publicidade

da Folha Online

Apesar de estar impedida de proclamar o Corinthians como campeão brasileiro, a CBF publicou uma nota em seu site oficial em que anuncia o clube paulista como o vencedor da Série A do Nacional-05.

Em texto publicado neste domingo, a entidade confirma que Corinthians, Grêmio e Remo receberão nesta segunda-feira a taça de campeões brasileiros das Séries A, B e C, respectivamente.

A entrega dos troféus será feita na festa do Craque Brasileirão 2005, que acontecerá no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro (RJ). Na cerimônia, a entidade também entregará os prêmios aos melhores do torneio.

A CBF estava impedida de confirmar o título devido a uma liminar da Justiça gaúcha. O juiz Mauro Borba, do Foro Central do Rio Grande do Sul, aceitou os argumentos do advogado Leandro Konrad Konflanz, que entrou com liminar solicitando que o Corinthians não fosse proclamado campeão caso a diferença para o Inter fosse inferior a quatro pontos.

Com as derrotas do time paulista para o Goiás por 3 a 2 e do Inter --1 a 0 para o Coritiba--, o Corinthians encerrou o Nacional com 81 pontos, contra 78 da equipe gaúcha.

O Inter questiona o processo de anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho --acusado de participar de um esquema de resultados para favorecer apostadores de sites de apostas-- feita pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

A equipe gaúcha alega que o rival foi "beneficiado" com a remarcação das partidas. O Corinthians havia sido derrotado por Santos e São Paulo nas partidas canceladas. No repetição dos jogos, o time de Parque São Jorge derrotou o Santos e empatou com o time do Morumbi.

Pela tabela original, o Internacional terminaria um ponto à frente --78, contra 77 do Corinthians, que perderia os quatro pontos conquistados no replay dos jogos anulados pelo STJD.

Neste domingo, apesar de o título estar sub judice, tanto o Corinthians como o Internacional comemoraram a conquista do Nacional. Ambos os clubes se consideram campeões de 2005.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página