Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2005 - 11h26

Fifa divulga cabeças-de-chave da Copa e "separa" Brasil e Alemanha

Publicidade

da Folha Online

A Fifa divulgou nesta terça-feira os cabeças-de-chave para a Copa da Alemanha-2006 e colocou o Brasil na posição F1. Isso significa que a equipe do técnico Carlos Alberto Parreira só poderá cruzar com os anfitriões, que ficaram na posição A1, em uma eventual final da competição --considerando que os dois times fiquem em primeiro lugar em suas chaves ou que os dois fiquem segundo.

"Fatores econômicos influenciaram nesta decisão. Estes times têm garantido que vão jogar em estádios maiores", explicou o diretor de competições da entidade máxima do futebol mundial, Jim Brown.

Na primeira fase, a seleção brasileira vai jogar no dia 13 de junho, em Berlim, no dia 18, em Munique, e no dia 22, em Dortmund.

As grandes surpresas entre os cabeças-de-chave foram o México e a Espanha --Holanda e Estados Unidos, que também poderiam encabeçar grupos, acabaram ficando de fora.

Também serão cabeças-de-chave Inglaterra, França, Argentina e Itália. Os critérios para a escolha foram o desempenho dos times nas duas últimas Copas do Mundo e o ranking da Fifa dos últimos três anos.

Com base nisso foi criado um coeficiente e o Brasil ficou na liderança, com 64 pontos, seguido pela Inglaterra (51), Espanha (50), Alemanha (48), México (47), França (46), Argentina (44) e Itália (44).

As outras seleções foram divididas em três categorias, de acordo com sua localização geográfica e por critério técnico, para que o sorteio dos grupos, que será realizado na sexta-feira, seja direcionado.

A seleção de Sérvia e Montenegro foi classificada à parte, excepcionalmente, para que não exista uma chave com mais de dois europeus --o time deverá cair no grupo de Brasil, Argentina ou México.

Confira como ficou a divisão das seleções

Cabeças-de-chave
Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México

Urna dois
Austrália, Angola, Costa do Marfim, Equador, Gana, Paraguai, Togo, Tunísia

Urna três
Croácia, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Ucrânia

Urna quatro
Arábia Saudita, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Irã, Japão, Trinidad e Tobago

Urna especial
Sérvia e Montenegro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página