Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 11h51

Erro na votação teria tirado a Olimpíada-2012 de Madri

Publicidade

da France Presse

Um erro de votação no dia 6 de julho, em Cingapura, levou à designação de Londres como cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2012 em detrimento de Madri, afirmou nesta sexta-feira a BBC, citando um membro do COI (Comitê Olímpico Internacional.

Segundo Alex Gilady, membro israelense do COI, um voto foi atribuído por engano a Paris durante o terceiro e penúltimo turno da eleição, quando deveria ter sido dado a Madri.

Ao fim do terceiro turno, vencido por Londres, Paris superou a capital espanhola por 33 a 31 e avançou à final --vencida depois por Londres por 54 a 50.

Se Paris e Madri tivessem empatado em 32 votos, teria havido uma nova votação para desempatar estas duas capitais, e "todos os votos que apoiavam Londres teriam ido para Madri, porque havia temor de Paris, a grande favorita", explicou Alex Gilady.

"Depois, na final com Londres, todos os votos que apoiavam Paris teriam ido para Madri, que venceria a eleição", disse o membro israelense do COI.

A BBC fez sua própria investigação e estima que "parecem se sustentar" as declarações de Gilady.

A contagem dos votos do terceiro turno sofreu longo atraso devido à queixa de um membro grego do COI sobre a votação, recorda o canal público britânico em seu site na internet.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página