Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2006 - 10h01

Corrida de São Silvestre foi inspirada em prova noturna

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A São Silvestre nasceu como uma corrida noturna. A inspiração da prova veio de um evento em Paris, visto pelo jornalista Cásper Líbero em 1924. Nele, os atletas largavam à noite carregando tochas de fogo.

No ano seguinte, nasceu a São Silvestre brasileira, à qual teve largada à meia-noite do dia 31 de dezembro. Longe do gigantismo atual, poucos abnegados participaram. O vencedor foi Alfredo Gomes, que também era jogador de futebol.

Mais tradicional prova de rua do país, a São Silvestre não foi interrompida nem em 1932, ano da Revolução Constitucionalista, quando São Paulo se rebelou contra o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), nem durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1945, com a participação de convidados de Uruguai e Chile, a São Silvestre ganhou status de evento internacional. Trinta anos depois, surgiu a prova feminina, que festejava o Ano Internacional da Mulher.

A tradição ruiu em 1989, quando foram promovidas várias alterações. O sentido do percurso foi invertido, a prova feminina acabou separada da masculina e a disputa passou a acontecer à tarde. Em 1991, a distância da corrida foi ampliada para 15 km.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a São Silvestre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página