Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2006 - 09h53

Corinthians tem equipe sem experiência no Campeonato Paulista

Publicidade

TONI ASSIS
da Folha de S.Paulo

O elenco é estelar. A Libertadores, maior sonho de consumo da torcida, está no currículo do treinador e de seu principal jogador --Tevez. Mas se o assunto for título paulista, o atual estafe corintiano passa batido na conversa.

Diante da "virgindade" que assola o Corinthians, o time do Parque São Jorge ainda se depara com um trio de candidatos à taça que se credenciou para o Paulista com verdadeiros especialistas em arrebatar a competição.

Enquanto Antônio Lopes aparece quase que como um forasteiros em terras bandeirantes --trabalhou na Portuguesa e no Santos--, o único titular corintiano que já sentiu o gosto de um título paulista foi Marcelo Mattos, pelo São Caetano.

E o contraste surge justamente em seus maiores inimigos: Santos, São Paulo e Palmeiras.

O maior especialista veio em baixa da Espanha, mas confronta seu derrotismo internacional com a volúpia de conquistas nacionais. Vanderlei Luxemburgo, dono de cinco Brasileiros, foi campeão paulista por Palmeiras (três vezes), Corinthians e Bragantino, que o revelou para o cenário do futebol em 1990.

No elenco, peças experimentadas como Luizão, Kléber e Fabinho encorpam a tradição vencedora do grupo, que tenta tirar do Santos o jejum de 22 sem o Estadual --não vence desde 1984.

Já o atual campeão paulista manteve a base do time vencedor de 2005. Não bastasse isso, o São Paulo trouxe Muricy Ramalho, que deu ao São Caetano, com o título de 2004, a chance de interromper uma dobradinha entre Corinthians e São Paulo, que se alternam no posto de melhor paulista desde 1997.

Até mesmo o Palmeiras, que está ausente da lista de campeões há quase dez anos --o último título foi em 1996--, tem no seu elenco e no comando, gente acostumada a levantar a taça. As atenções se voltam para Edmundo, bicampeão em 93 e 94, passam por Marcinho, campeão com o São Caetano, e ganham força no banco de reservas.

Emerson Leão, atual campeão paulista, chega ao clube que o revelou com a responsabilidade de fazer o Palmeiras de novo o melhor de São Paulo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Paulista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página