Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2006 - 14h12

Título mundial de Sertão iguala Bahia e São Paulo no boxe

Publicidade

da Folha Online

Com o título mundial dos penas pela FIB (Federação Internacional de Boxe) conquistado pelo pugilista Valdemir Pereira, o Sertão, 31, nesta madrugada, em Mashantucket, nos EUA, em vitória contra o tailandês Fahproakob Rakkiatgym, a Bahia igualou São Paulo em número de conquistas de cinturões mundiais.

Sertão engrossa as conquistas de Acelino de Freitas, o Popó, e eleva os baianos a quatro títulos mundiais. Eder Jofre e Miguel de Oliveira, ambos de São Paulo, dividem quatro cinturões entre si.

Pereira disse estar orgulhoso por seguir os passos do amigo Popó, que acompanhou a luta deste sábado. "Eu sabia que, quando o Popó foi campeão, seria apenas uma questão de tempo para que eu me tornasse um também."

No amadorismo, a Bahia já vem dominando desde 2001, com quatro títulos nacionais conquistados --perdeu só em 2002. "A situação financeira na Bahia não está tão boa quanto em São Paulo, por isso o baiano tem mais raça. Ele quer dar algo de bom para suas famílias", disse Pereira, antes da luta.

Nascido em Cruz das Almas, Sertão ganhou o apelido por ir "filar" aos domingos carne de sertão na casa de um amigo, quando ainda morava na Bahia --hoje mora em São Caetano do Sul (SP) e é orientado pelo manager Servílio de Oliveira.

Na luta desta madrugada, o brasileiro conquistou o cinturão após vencer por pontos uma luta de doze rounds. Os três jurados escolheram o brasileiro por unanimidade, pela contagem de 118 a 110.

Sertão dominou a luta a partir do segundo round. A vitória por nocaute por pouco não chegou no sétimo assalto, quando Rakkietgym ficou preso nas cordas.

"Eu senti que estava mais forte. Lutei bem o suficiente para alcançar meu objetivo", disse.

Esta foi a 23ª vitória de Valdemir Pereira, que permanece invicto desde o início de sua carreira profissional, em 2000. Ele pretende voltar logo para São Caetano do Sul, onde treina profissionalmente, para logo depois visitar sua família em Cruz das Almas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página