Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 10h01

Brasil joga no Peru em mais uma etapa para voltar à 1ª divisão da Davis

Publicidade

TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo

O Brasil inicia hoje, no balneário de Ásia, no Peru, mais um round na luta para voltar à primeira divisão da Copa Davis.

Mas o confronto que começa às 13h30 (de Brasília), com Flavio Saretta x Ivan Miranda, tem sabor de revanche. Os peruanos, rivais deste fim de semana, são justamente os mesmos adversários que derrotaram o país em 2004, em Brasília, e relegaram o Brasil à terceira divisão da Davis.

Naquela ocasião, porém, os brasileiros estavam desfalcados de seus principais atletas, que, em protesto contra a então administração de Nelson Nastás na confederação de tênis, fizeram um boicote ao torneio entre países.

Agora, com os "jogadores de confiança" do capitão Fernando Meligeni, o Brasil tenta dar o troco na casa de seu algoz. "Nosso lema agora é superação, muita garra e entrega total dentro de quadra", afirmou Meligeni. "Acho que teremos jogos bem duros e longos, ninguém vai passar por cima. O piso está lento e estão todos prontos para jogar cinco horas se for preciso", completou.

Se vencer o Peru, o Brasil enfrenta o Equador, novamente fora de casa, de 7 a 9 de abril, na final do Grupo 1 do Zonal Americano. Outra vitória coloca os brasileiros de volta aos playoffs do Grupo Mundial, onde esteve pela última vez em setembro de 2003 --caiu ao ser derrotado pelo Canadá.

Para o segundo jogo de hoje, Meligeni escalou Ricardo Mello. Deixou a estrela da equipe, Gustavo Kuerten, apenas para o jogo de duplas, sábado. Mello enfrenta o número um do Peru, Luis Horna, 69º do mundo. "Não me sinto pressionado em substituir o Guga e estou muito confiante com o meu jogo depois dessa semana de treinos", afirmou o tenista.

Saretta, que abre o confronto hoje, atua pela primeira vez como número um do time na Davis, competição que disputa desde 2002. "Não estou pensando no Miranda [354º do ranking], estou pensando em mim. Tenho jogado bem e aqui é mais fácil acordar cedo para jogar, estamos com três horas a menos de fuso. Sei que vai ser difícil, mas estou confiante para esta primeira partida."

Sábado, a partir das 14h30, Guga joga ao lado de André Sá contra Miranda e Matias Silva (1.177º colocado no ranking). No domingo, os confrontos devem ser Saretta x Horna e Mello x Miranda.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Guga
  • Leia o que já foi publicado sobre Ricardo Mello
  • Leia o que já foi publicado sobre Flávio Saretta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página