Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2006 - 08h15

Decisão no Rio entre Botafogo e América vira balcão de negócios

Publicidade

SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio

O América pretende pôr fim neste domingo a um jejum de 32 anos sem conquistar a Taça Guanabara e, por tabela, fazer do Maracanã lotado uma "vitrine" para conseguir um parceiro que o ajude a voltar à elite do futebol carioca.

Azarão do campeonato, o centenário time da Tijuca, que nos últimos anos caiu para a terceira divisão do Brasileiro, decide o título do primeiro turno do Estadual do Rio contra o Botafogo, às 16h.

O último turno do campeonato conquistado pelo América foi a Taça Rio, em 1982. Já o Estadual foi ganho pela última vez em 1960.

Assediados nos últimos dias com propostas de patrocínios, os dirigentes do clube acreditam que a partida de amanhã será decisiva para fechar um acordo de peso.

"Apostamos neste jogo para mostrar a nova fase do clube. A partir daí, temos certeza de que vamos fechar contratos mais interessantes", disse Marcelo Leite, assessor de marketing do América, que sonha com uma parceria semelhante à Palmeiras-Parmalat, sucesso nos anos 90.

O sucesso da equipe no primeiro turno já está rendendo dinheiro para o clube. Nos últimos dias, a diretoria fechou dois "patrocínios-relâmpagos" para estampar na tradicional camisa vermelha do América na tarde deste domingo. No total, o clube receberá R$ 120 mil.

Sem investidores, o América teve dificuldades para chegar à final. Praticamente "um time de aluguel", somente um atleta foi formado no América. Antes do início da competição, os jogadores precisaram conviver com dois meses de salários atrasados.

Incentivo extra, o atacante Romário, torcedor do América, prometeu ir ao Maracanã, que deve receber 45 mil pagantes.

No Botafogo, o time quer a vitória para garantir a vaga automática na final da competição. O clube não vence o Estadual do Rio desde 1997, quando bateu o Vasco.

Na primeira fase da competição, o América venceu o Botafogo por 2 a 0. O último confronto dos dois times em decisão foi em 1967, na final da Taça Guanabara. O alvinegro da então estrela Paulo César Caju conquistou o título ao vencer o duelo por 3 a 2.

O time comandado por Carlos Roberto só terá um desfalque: o zagueiro Rafael Marques, suspenso. Asprilla entrará em seu lugar.

No América, o técnico Jorginho só definirá no vestiário se vai escalar o atacante Cris, artilheiro da equipe, que não vem treinando, alegando dores nos glúteos.

NA TV - Globo (para RJ), ao vivo, a partir das 16h

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Botafogo
  • Leia o que já foi publicado sobre o América
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página