Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2006 - 10h45

Pugilista Sertão vai defender título da FIB contra inglês

Publicidade

EDUARDO OHATA
da Folha de S.Paulo

O time de Valdemir Pereira, o Sertão, definiu que sua primeira defesa do título dos penas (limite de 53,5 kg) da Federação Internacional de Boxe será contra um rival cuja principal luta foi duas categorias abaixo, na dos galos (até 57,1 kg). A diferença é de 3,6 kg. O desafiante será o inglês Esham Pickering, que tem 29 vitórias, 11 nocautes, e 4 derrotas.

Pickering é o oitavo do ranking da federação, mas na categoria dos supergalos (até 55,3 kg).

Mas não é incomum pugilistas subirem ou baixarem de peso para ganhar a oportunidade de disputar um título --Popó desceu de categoria para lutar por seu primeiro título, nos superpenas.

O combate de Sertão está previsto para 13 de maio, nos EUA, na preliminar de uma defesa de título do britânico Ricky Hatton, "lutador do ano" segundo a revista "The Ring". Hatton é o campeão unificado dos meio-médios-ligeiros. O promotor das lutas de Sertão, 31, o americano Arthur Pelullo, é o mesmo de Hatton.

O combate de maior relevância de Pickering foi um desafio, malsucedido, ao campeão dos galos da OMB, Maurício Martinez, em dezembro de 2000. Perdeu por nocaute técnico em um assalto.

Em outubro do ano passado sofreu uma derrota para Michael Hunter, pelos títulos europeu, inglês e da comunidade britânica dos supergalos. Voltou com uma vitória, em dezembro, sobre Frederic Bonifai, em seis assaltos.

Porém antes de pegar Pickering, a equipe de Sertão pretende que faça uma luta preparatória, em abril, contra o russo Iuri Romanovich. Para dar sua bênção, a FIB exige que o combate seja acima do limite dos penas e que não seja previsto para 12 assaltos. Pede isso para descaracterizar a luta como uma defesa de cinturão.

O combate será em São Paulo, mas o local ainda não foi definido.

A equipe de Sertão considerava ainda um desafio entre o lutador baiano e o ex-campeão John Manuel Marquez. O mexicano perdera o título da FIB no tapetão.

Teria sido a primeira "superluta"' do brasileiro, que pegaria um nome consagrado nos EUA. No entanto, a derrota inesperada de Marquez para Chris John, da Indonésia, em um desafio pelo título da AMB, pôs por terra o plano.

Sertão ganhou o título da federação ao derrotar facilmente o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym, por pontos, em 12 assaltos, em 20 de janeiro, no cassino Foxwoods, em Connecticut, nos EUA.

Invicto, Sertão, que representou o país em Sydney-2000, acumula em seu cartel profissional 23 vitórias, 15 delas por nocaute.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Valdemir Pereira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página