Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2006 - 05h59

Renault faz dobradinha no GP da Malásia; Massa fica em 5º

Publicidade

FÁBIO SEIXAS
da Folha de S.Paulo, na Malásia

A Renault mostrou na madrugada deste domingo, em Sepang, na Malásia, todos os porquês de ser a grande favorita ao bicampeonato da F-1. A equipe francesa conseguiu a vitória com Giancarlo Fisichella e deu a segunda posição a Fernando Alonso. Jenson Button, da Honda, completou o pódio na segunda etapa do campeonato.

Largando da pole position, Fisichella não teve grandes problemas durante as 56 voltas da corrida. Com uma estratégia de duas paradas nos boxes, a exemplo da grande maioria da concorrência, abriu uma vantagem confortável para Button --segundo no grid-- nas primeiras voltas e só perdeu a liderança, momentaneamente, logo após os seus pits.

Já Alonso teve um pouco mais de trabalho. Saindo em sétimo, contornou a primeira curva no pelotão da frente e passou então a buscar a ponta. No entanto, só conseguiu superar Button na base da estratégia de boxes, após a segunda janela de pits.

"Tentei passar muita gente no começo da corrida, me arrisquei um pouco naquela primeira curva, mas tudo deu certo", declarou o campeão do mundo, líder do Mundial, com 18 pontos.

Em quarto, chegou Juan Pablo Montoya, da McLaren, seguido pelos dois pilotos da Ferrari, Felipe Massa e Michael Schumacher. Jacques Villeneuve, da BMW, foi o sétimo, e Ralf Schumacher, da Toyota, fechou a zona de pontuação.

Entre os brasileiros, o grande destaque foi Massa, que largou em 21º, fez apenas um pit stop e conseguiu segurar Schumacher nas últimas voltas da corrida, mesmo tendo que dosar o consumo de gasolina. Por um problema no equipamento, seu carro carregava dois quilos a menos de gasolina do que o necessário para que ele terminasse a prova em aceleração e potência máximas.

Questionado se a equipe interveio na disputa via rádio, o brasileiro negou. "Não tive conversa nenhuma com o time naquelas últimas voltas." Rubens Barrichello, que também parou apenas uma vez, largou em 20º e cruzou a linha de chegada em décimo.

Com o resultado, o atual campeão mundial da categoria, o espanhol Fernando Alonso, mantém a liderança, com 18 pontos. Michael Schumacher e Button dividem a vice-liderança do Mundial, com 11 pontos. Massa, que marcou seus primeiros pontos pela Ferrari, é o sétimo, com 4.

No Mundial de Construtores, a Renault tem quase o dobro da pontuação das vice-líderes: 28 pontos, contra 15 de Ferrari e McLaren.

Classificação do GP da Malásia
1. Giancarlo Fisichella (Renault/ITA)
2. Fernando Alonso (Renaut/ESP)
3. Jenson Button (Honda/ING)
4. Juan Pablo Montoya (McLaren/COL)
5. Felipe Massa (Ferrari/BRA)
6. Michael Schumacher (Ferrari/ALE)
7. Jacques Villeneuve (BMW Sauber/CAN)
8. Ralf Schumacher (Toyota/ALE)
9. Jarno Trulli (Toyota/ITA)
10. Rubens Barrichello (Honda/BRA)
11. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso/ITA)
12. Christijan Albers (Midland/HOL)
13. Tiago Monteiro (Midland/POR)
14. Takuma Sato (Super Aguri/JAP)

Não completaram a prova
15. Nick Heidfeld (BMW Sauber/ALE)
16. Scott Speed (Toro Ross/EUA)
17. Yuji Ide (Super Aguri/JAP)
18. Christian Klien (Red Bull/AUT)
19. Mark Webber (Williams/AUS)
20. David Coulthard (Red Bull/ESC)
21. Nico Rosberg (Williams/ALE)
22. Kimi Raikkonen (McLaren/FIN)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
  • Leia o que já foi publicado sobre Giancarlo Fisichella
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página