Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 16h44

Ataque santista desencanta nos últimos jogos e já supera rivais

Publicidade

RAFAEL REIS
da Folha Online

Considerada o ponto forte da equipe, a eficiente defesa santista vem deixando, aos poucos, de ser a grande responsável pelo sucesso do time. Os números demonstram que, perto do título paulista, a produtividade do ataque do Santos cresceu muito nas últimas partidas.

Nos primeiros 15 jogos na temporada 2006, o time da Baixada marcou 25 vezes, média de 1,66 gols por jogo. Mas, nos últimos cinco (Paulista e Copa do Brasil), esta média subiu para 2,2 (fez 11 gols).

Dos quatro "grandes" paulistas, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo foi a que mais marcou neste período. O São Paulo, dono do melhor ataque do Campeonato Paulista, tem a segunda melhor marca, com dez gols nos últimos cinco jogos. Palmeiras e Corinthians anotaram, respectivamente, sete e seis tentos no mesmo período.

Com isto, o antes criticado ataque do time da Vila Belmiro começa a ser reconhecido e elogiado. Reinaldo, o único efetivo homem de frente do time, fez somente cinco gols no ano, mas quatro nos últimos cinco jogos. Agora, ele já é o vice-artilheiro da equipe, a apenas um gol de Léo Lima.

A prova de que o Santos está se tornando uma equipe mais ofensiva não fica por aí. Na última rodada do Estadual, Luxemburgo sacou, ainda na etapa inicial, o zagueiro Ronaldo para pôr o meia-atacante Magnum. Com isto, abriu mão do esquema 3-5-2 e aumentou o poder ofensivo do time. Correu mais riscos, mas, ainda assim, venceu por 3 a 1, com dois gols do próprio Magnum.

Se o ataque vive o seu melhor momento no ano, a defesa já teve dias melhores. Nas primeiras 15 partidas, o time santista não levou gol em nove. Já nos cinco últimos jogos, apenas na vitória contra o Ituano por 2 a 0, Fábio Costa não foi vazado.

Para o Santos ser campeão neste domingo, no Morumbi, basta que o sistema defensivo da equipe volte a funcionar como antes. Se não sofrer gols no clássico contra o São Paulo, o time de Luxemburgo garante o título estadual por antecipação, já que o empate basta para a equipe quebrar o jejum de 22 anos sem conquistar o Campeonato Paulista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página