Palestras

'A recusa do olhar'

Debate: "O Impasse da Academia"


Sergio Paulo Rouanet na Folha

Debate: "Linguagens da Violência"

Palestra com atletas da seleção feminina de basquete

Debate: "A Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial"

Encontro com Marcelo Bonfá

'Cibercultura: Internet e Transformações Culturais'

Palestra com o historiador José Murilo de Carvalho

Luiz Costa Lima na Folha

Exibição de "Através da Janela"

As três idades do Brasil

Poesia no Brasil

'Esquerda e direita no eleitorado brasileiro'

"Cruz e Sousa - o Poeta do Desterro"

Marilena Chaui na Folha

Palestra dos mesa-tenistas Hugo Hoyama e Lígia da Silva

Cidadania Indígena

A greve dos 41 dias no ABC

'A relação entre os países do Oriente Médio além do processo de paz'

José Gil


Voltar à página inicial

Agenda

Arena do Marketing
Com Todas as Letras
Diálogos Impertinentes
Leituras de Teatro
'Revista USP'

Palestras
Pré-estréias

Memória

Fale com a Gente
Círculo Folha
Ombudsman
Debate 'descobre' que brasileiros e portugueses não se conhecem

Marco Ankosqui/Folha Imagem
Debate realizado no auditório da Folha
Os portugueses não conhecem os brasileiros e vice-versa. E, o que talvez seja pior, os dois povos muitas vezes se equivocam na hora de realizar uma auto-análise. Essas foram as conclusões do debate "A recusa do olhar", realizado sexta-feira (5/5), às 19h30, com promoção da Folha e do Icep (Investimentos, Comércio e turismo de Portugal). Participaram do debate os historiadores portugueses António Hespanha, comissário-geral da Comissão Nacional para as comemorações dos Descobrimentos Portugueses, e Francisco Bethencourt, professor da Escola de Altos Estudos de Paris, além do ensaísta português Eduardo Lourenço, autor do livro "Mitologia da Saudade".
"Os portugueses acham que não fizeram mal nenhum ao mundo porque são amorosos. E alguns brasileiros dizem que meus avós são responsáveis pelas mazelas do Brasil, mas não percebem que foram os avós deles, portugueses que foram para o Brasil, não os meus, que ficaram", afirmou Hespanha.
"E essa atenção, essa importância que o Brasil daria a Portugal é excessiva", completou Lourenço. Para ele, a discussão sobre a interação entre os países existe no círculo de historiadores, mas não encontra respaldo na população, de um modo geral. "Para falar dessas relações, primeiro teríamos de definir sobre quem estamos falando. Até que ponto as populações dos países estão envolvidas nesse debate?", completou e questionou Bethencourt.
Como prova dessa falta de interesse entre os países, foi citado por um dos participantes do público da palestra a inexistência na USP (Universidade de São Paulo) de uma cadeira de estudos da história de Portugal. Em outro momento do debate, Lourenço começou a discorrer sobre a falta de inimigos do Brasil, afirmando que o país nunca entrou em guerra contra outra nação.
A jornalista e colaboradora da Folha Cynara Menezes, que mediou o encontro, interrompeu e lembrou o ensaísta da guerra do Paraguai. "Sim, foi algo horrível, vergonhoso para a América Latina", disse Lourenço, antes de continuar suas afirmações sobre a falta de guerras envolvendo o Brasil.
Aparentemente, "a recusa do olhar", refletida na falta de conhecimento histórico entre os países, vai mesmo muito além.


Veja a agenda



 
  Subir

 
 
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.