Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Caetano Veloso

O cantor Caetano Veloso chamou de provinciana as críticas que recebeu da imprensa paulista, em relação ao show que fez ao lado de Roberto Carlos para comemorar os 50 anos da bossa nova, com músicas de Tom Jobim, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O que você acha dessa polêmica?


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Adriana Rodrigues (1) 29/08/2008 12h57
Adriana Rodrigues (1) 29/08/2008 12h57
Concordo com o leitor Geraldo Talavera quando ele pondera que não tem por que usar termos pejorativos e muito menos dizer que o show foi chato sem nem tê-lo visto. Eu nunca fui fã de Caetano e muito menos de Roberto Carlos, poderia muito bem cair na armadilha tendenciosa de falar mal do show, mas, como seres pensantes devemos saber separar bem as coisas. 3 opiniões
avalie fechar
Paula Helena Cernov Rocha (23) 29/08/2008 12h56
Paula Helena Cernov Rocha (23) 29/08/2008 12h56
Acho que seja essa a mecânica, o crítico gosta ou não gosta, o artista não gosta de ser criticado, vira polêmica. O crítico não serve só para analisar, ele expõe sua opinião, pleonasmo dizer opinião pessoal. Respeito. Não li a crítica do Estado, mas a da jornalista da Folha teve o papel de ir contra uma unanimidade ("burra", segundo Nelson Rodrigues), um simples papagaiar sobre quem deve ser considerado bom, grande, especial ou o que seja. Esse papel "anti-" é fundamental, e essa é a parte mais importante da crítica do show.
Para terminar, não acompanho os shows caríssimos dos dois, mas admiro suas respectivas obras (com exceções, claro), gosto muito.
Outro "mas": essa dessacralização de alguns artistas é necessária e saudável.
sem opinião
avalie fechar
Fabiano Ribeiro (3) 29/08/2008 12h55
Fabiano Ribeiro (3) 29/08/2008 12h55
eu já assisti o show dele, mas faz muitos anos. foi bem cansativo.. ele deveria aceitar as críticas sim! afinal fico ultrapassado mesmo. Ele se acha. sem opinião
avalie fechar
Juliana Baron (1) 29/08/2008 12h53
Juliana Baron (1) 29/08/2008 12h53
Curioso que Caetano Veloso tenha "perdido" seu precioso tempo "justificando" sutilmente sua apresentação..afinal das contas, ele não se importa com a opinião da imprensa, não é mesmo? Aliás, ao invés de "escrever em blog" (atividade que, cá entre nós, revela falta do que fazer) deveria usar o tempo para compor as melodiosas canções que falam sobre o tedioso modo de vida baiano...
Em tempo: quem ousaria discordar da "excelencia" e "magnitude" de um show caetano + roberto? Afinal das contas eles são "ícones" por si sós ... É enfadonha a falta de senso crítico da sociedade brasileira... pessoas que avaliam a "arte" pelo artística em si; ou melhor, que julgam através da imagem que nos é incutida diariamente através dessa cultura de massa vazia...Assim, ainda que Caetano e Roberto subissem num palco para cantar "atirei o pau no gato" seriam ovacionados...Num país assim qualquer um q se oponha a esse estado de coisas é apedrejado e rotulado de "provinciano" e "ignorante"...
3 opiniões
avalie fechar
Octavio Silva (1) 29/08/2008 12h50
Octavio Silva (1) 29/08/2008 12h50
Não sei como se perde tanto tempo em se comentar esse Caetano. Esse falso intelectual é um dos representantes daqueles movimentos baianos que literalmente enterraram a verdadeira MPB, através das "tropicálias" e "novas baianisses", que a gente foi obrigado a tolerar num momento crucial do atrasado progresso tecnológico brasileiro, na transição do rádio para a televisão, como corolário das novidades trazidas pelo "rock'n roll". Dali para cá fomos obrigados a engolir os pepeu gomes, as baby consuelo, os carlinhos Brow, os grupos de axé "music" (?), o surpreendente e inexplicável endeusamento de joão gilberto (um sujeito que declaradamente odeia ser brasileiro - se manquem!), enfim, essas porcarias. Graças a Deus há as exceções vocais de Gal Costa e de Maria Bethania. Vou parar por aqui porque vai incomodar muita gente e eu não estou a fim de agüentar a viseira de ninguém. Só quero acrescentar que, depois de Dorival Caymmi, a coisa desandou e nada mais prestou. Fui!!!! 7 opiniões
avalie fechar
berenice tasca (49) 29/08/2008 12h26
berenice tasca (49) 29/08/2008 12h26
nao vi o show, mas intuitivamente, percebi que ía ser fraquinho e chatinho mesmo.
adoro CAETANO e ele poderia ter evitado pagar esse mico, pq nao precisa aparecer num dueto deste náipe.
concordo c/as críticas dos jornalistas.
agora, os ETERNOS APARECIDOS... esses, pagam todos os micos!!! hehehe...
1 opinião
avalie fechar
Ivo Chicuta (2) 29/08/2008 12h23
Ivo Chicuta (2) 29/08/2008 12h23
Caetano sempre se achou inquestionável e Roberto tira de letra os longos anos de embate com a midia. Alías, parece que a chatice musical te tomado os palcos brasileiros: depois do chatérrimo João Gilberto, vem o chatíssimo Caetano. Estamos bem!!!! sem opinião
avalie fechar
Lenita Mansur (4) 29/08/2008 12h21
Lenita Mansur (4) 29/08/2008 12h21
è quase uma maldição de ser brasileiro: tem adorar futebol, carnaval e bossa nova. Detesto os três. Pra que Caetano vem fazer show 'na província'??? que faça no Rio, ou na Bahia. Francamente: se dá muita bola pra caetano, bossa nova e João Gilberto (Meu Deus que porre!!!) 1 opinião
avalie fechar
ana dias (1) 29/08/2008 12h14
ana dias (1) 29/08/2008 12h14
Oque é um show impactante? É aquele cujo público canta mais do que o artista?Existem show que até permitem isto, mas não é caso, aliás as pessoas não se mancam e insistem em cantar mais do que o cantor, isto sim é entediante, chato. Na verdade o Brasil está menos culto, poucos são os saudosos que não tem nem com quem desabafar porque o vizinho é um cretino, os colegas ignorantes a mídia imbecil. Não tenho condições financeiras de assisitir a um show desses, mas sei o que é bom, sou amante da cultura, amante da harmonia da educação e da palavra. Roberto Carlos é o Rei que não precisa falar e Caetano é a FALA. Parabéns a vocês.
Ana Dias
1 opinião
avalie fechar
Se minha memória não estiver falhando, não é a primeira vez que caetano chama alguem de burro, uma vez que, ja ousou chamar uma platéia INTEIRA que havia pago para assistí-lo. Portanto, aqueles que se prestam a lhe dar notoriedade, respeitabilidade e reconhecimento, ja deveriam estar, pelo menos, preparados para serem alcunhados de BURROS.
Como não fui, não vou e nunca irei a qualquer de suas apresentações, me reservo ao direito de não fazer parte do grupo de BURROS DO CAETANO.
Abraços,
Plinio Marcos
60 opiniões
avalie fechar
Paulo de Souza (1) 29/08/2008 12h09
Paulo de Souza (1) 29/08/2008 12h09
Caetano, "bobo", você que já escreveu tantas coisas inteligentes passou-se agora por "burro" ao falar bobagens. 8 opiniões
avalie fechar
frand galla (1) 29/08/2008 12h09
frand galla (1) 29/08/2008 12h09
necropsia não é da família de autópsia tonicamente,por isso não leva acento,e´isso aí. 6 opiniões
avalie fechar
mauro taymo (1) 29/08/2008 12h02
mauro taymo (1) 29/08/2008 12h02
O show foi chato, chatérrimo.
O Caetano está esclerosado e já não fala coisa com coisa.
O Roberto é uma múmia ambulante, já deveria estar enterrado.
Já foram grandes, agora são apenas sombras perdidas.
14 opiniões
avalie fechar
Cassiano Bettes (1) 29/08/2008 12h02
Cassiano Bettes (1) 29/08/2008 12h02
Justificando a reação do Caetano: ...é que narciso acha feio o que não é espelho. 16 opiniões
avalie fechar
GERALDO TALAVERA (1) 29/08/2008 11h54
GERALDO TALAVERA (1) 29/08/2008 11h54
Os reporteres citados tem o direito de não gostar e criticar. Por sua vez Caetano, ou qualquer outro artista tem o direito de não concordar e repudiar a critica, sem, contudo, valer-se de baixarias, como no caso utilizando adjetivos pejorativos. Além deles só podem legitimamente opinar sobre o show os que o assistiram, devendo também merecer repúdio comentários depreciativos feitos por leitores que se manifestam sem terem assistido ao espetáculo. O não vi e não gostei é o cúmulo da mediocridade. 7 opiniões
avalie fechar
Tabata Britto (1) 29/08/2008 11h51
Tabata Britto (1) 29/08/2008 11h51
Realmente o Brasileiro precisa de mais cultura, mas sem ficar preso ao passado. Por que soh o que eh antigo, ou que fez sucesso lah atras eh bom.. Temos que aprender a aceitar as coisas novas que estao aparecendo, e que sao muito boas. Que venham Nx zero..Pitty..D`Black..Tulio Deck para inovar com boa musica!! 5 opiniões
avalie fechar
SAULO DE MOURA (2) 29/08/2008 11h51
SAULO DE MOURA (2) 29/08/2008 11h51
ACHO QUE TODOS POSSUEM O MESMO DIREITO DE EXPRESSAR OS SEUS RESPECTIVOS PONTOS DE VISTA, PORÉM COM O DEVIDO RESPEITO ÀS PESSOAS QUE DIRIGIMOS NOSSAS PALAVRAS. CAETANO VELOSO JÁ DEVERIA ESTAR ACOSTUMADO COM A VISÃO CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO AO SEU TRABALHO. DA MESMA FORMA QUE EXISTEM PESSOAS QUE O ADMIRAM SEM NENHUM SENÃO, DEMOCRATICAMENTE, O INVERSO TAMBÉM PERMEIA NOSSO MEIO CULTURAL. ROBERTO CARLOS, QUE É UM ARTISTA QUE NUNCA CULTUEI, SEMPRE SE CARACTERIZOU POR SUA POLIDEZ, APESAR DE INÚMEROS COMENTÁRIOS ADVERSOS SOBRE SEU TRABALHO. ISTO FALTA, HÁ MUITO TEMPO, PARA CAETANO, UM POUCO MAIS DE HUMILDADE. QUE ALIÁS ELE TEVE TARDIAMENTE NAQUELE CASO COM LUANA PIOVANI, QUANDO A ATRIZ QUESTIONOU DURAMENTE SUA HONRA ATRAVÉS DA MÍDIA. CAETANO SEMPRE SERÁ INESQUECÍVEL NA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA, MAS UM POUQUINHO DE CRÍTICA E, PRINCIPALMENTE, AUTO-CRÍTICA NÃO FARIAM MAL NENHUM À SUA CARREIRA. MAS POR FAVOR, PAREM DE CONFUNDIR OS CONCEITOS DE CULTURA, EDUCAÇÃO E ARTE. CAETANO FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA POR SUA OBRA ARTÍSTICA PRODUZIDA ATÉ HOJE, MAS ELE NÃO É UM DOS DONOS DA NOSSA CULTURA, ELE EXPRESSA SENTIMENTOS E VALORES PRESENTES NA MESMA. ELE CONSTRÓI A CULTURA BRASILEIRA DA MESMA FORMA QUE NOSSOS EDUCADORES O FAZEM DIARIAMENTE, PORÉM SEM O MESMO GLAMOUR E RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. 5 opiniões
avalie fechar
RINALDO MENDES (1) 29/08/2008 11h51
RINALDO MENDES (1) 29/08/2008 11h51
Será que Sr. Caetano Veloso não e adulto suficiente para aceitar as críticas negativas de seu show com nosso REI..
Nem todos [ melhores ] cantores se enquadram no conceito de alguns tipo de show... e foi isso que aconteceu....
também ele tem direito de se defender mais ofender e não aceitar a critica e FALTA DE EDUCAÇÃO nem tudo é flores !!!!!
3 opiniões
avalie fechar
Thais Gonzaga (1) 29/08/2008 11h46
Thais Gonzaga (1) 29/08/2008 11h46
Muita falta de respeito chamar os jornalistas de boba e burro. Alguém que, supostamente, defende tanto a liberdade de expressão não deveria ficar tão revoltado como uma crítica. Diversidade de opinião é democracia. 4 opiniões
avalie fechar
Izaldil Tavares de Castro (2) 29/08/2008 11h44
Izaldil Tavares de Castro (2) 29/08/2008 11h44
A prepotência de Caetano é-lhe peculiar. Bem feito! O Brasil o elegeu para ser isso. Até hoje ele continua "Tássia", isto é, "tássia-chando". Junte-se ele ao outro famosíssimo Gilberto Gil. Bela dupla! de baianos a achar São Paulo ignorante. Que pena da "cultura e intelectualidade esnobe"! 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (98)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página