Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 03h21

Globo de Ouro acirrado é recebido entre sustos e gargalhadas

da Folha de S. Paulo

Se o clichê "termômetro do Oscar" procede, então ele estava definitivamente aquecido. Sustos e gargalhadas deram tom emotivo à premiação da 60ª edição do Globo de Ouro, anteontem, em Los Angeles. O musical "Chicago" levou três prêmios, seguido por "Gangues de Nova York", "Adaptação", "The Hours" e "As Confissões de Schimdt", todos com dois.

O brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, que concorria na categoria filme estrangeiro, perdeu para "Fale com Ela", do espanhol Pedro Almodóvar. "Com este filme, quero mostrar que continuo sendo um cineasta independente", disse Almodóvar, que ganhou um Oscar em 2000 por "Tudo sobre Minha Mãe".

Os 90 membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood que têm direito a voto no Globo de Ouro surpreenderam -inclusive os próprios vencedores- ao dar estatuetas a Richard Gere (ator musical ou comédia) e Renée Zellweger, 30, (atriz musical) por "Chicago".

O musical de Rob Marshall, baseado na peça homônima em cartaz na Broadway, levou também por melhor musical ou comédia. "Estou literalmente chocado. Eu nunca tinha ganho nada. E nem queria fazer este filme", afirmou Gere, 54, ao receber seu prêmio.

A superprodução "Gangues de Nova York", com Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, ficou com duas estatuetas: diretor (Martin Scorsese) e música ("The Hands that Built America", U2).

"Adaptação", de Spike Jonze, monopolizou na categoria coadjuvante, com atriz (Meryl Streep) e ator (Chris Cooper). "Oh, meu Deus! Eu já fui indicada 789 vezes e já estava me preparando para um longo inverno. Parece que não ganho nada desde o período Pleistoceno", disse Streep, 53. Ela já havia ganho o Globo de Ouro três vezes, com "Kramer vs. Kramer" (80), "A Mulher do Tenente Francês" (81) e "A Escolha de Sofia" (82).

Barbada mesmo foi a vitória de Nicole Kidman, 35, como atriz dramática. A ex de Tom Cruise interpretou a escritora Virginia Woolf em "The Hours". O longa, de Stephen Daldry, ganhou também como melhor drama.
"Nicole não fica linda com seu próprio nariz?", brincou Jack Nicholson, 65 -melhor ator dramático por "As Confissões de Schimdt"-, em referência ao nariz falso que a australiana teve que usar durante o filme.

O ator Gene Hackman, 72, levou o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra.

Nos prêmios televisivos, destacam-se as estatuetas a "The Shield" (drama), "Curb Your Enthusiasm" (comédia ou musical), Edie Falco (atriz de drama, por "Os Sopranos") e Jennifer Aniston (atriz de comédia, "Friends").

O Globo de Ouro é tido pelos jornalistas especializados como uma prévia do que pode acontecer no Oscar. Os indicados ao prêmio máximo de Hollywood serão conhecidos em 11 de fevereiro. "Cidade de Deus" concorre a uma vaga em filme estrangeiro. A cerimônia ocorre em 23 de março.

  Veja galeria de fotos

Leia mais
  • Veja a lista de ganhadores do Globo de Ouro

  • "Fale com Ela" tira Globo de Ouro de "Cidade de Deus"

  • Aclamado no Globo de Ouro, "Chicago" chega em 1 mês ao Brasil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página