Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2007 - 20h02

"Turnê" de Picasso começa na Espanha e vai passar por São Paulo

Publicidade

da Efe, em Paris

O museu Reina Sofía de Madri será a primeira a parada de uma viagem pelo mundo que uma parte da coleção do museu Picasso de Paris começará no início de 2008. A instituição parisiense permanecerá fechada para reformas até o fim de 2010.

Reprodução
Obra de Picasso inaugurou movimento cubista; 2007 é o ano de festa de 100 anos do quadro
Obra de Picasso inaugurou movimento cubista; 2007 é o ano de festa de 100 anos do quadro

As obras do artista deverão sair de Paris com destino à capital espanhola no final de janeiro, disse um porta-voz do Hotel Salé, sede do museu Picasso.

A exposição itinerante, cujo conteúdo poderá variar em função do destino, ainda deverá seguir para Tóquio, Sydney, Pequim, Abu Dhabi, Nova York, São Paulo e Moscou.

A viagem da coleção do pintor de Málaga --que produziu mais de 300 obras-- foi motivada pelos trabalhos de reforma do museu em Paris. A obras começam em outubro de 2008.

Antes de fechar suas portas, o Museu Picasso deve organizar duas exposições, de 19 de setembro deste ano a 7 de janeiro de 2008.

A primeira terá como título "Picasso Cubista" e focará este período da obra do artista, aproveitando os cem anos de criação de "Les Demoiselles de Avignon", que marca o ponto de partida do cubismo.

No mesmo período, terá início a segunda mostra, dedicada a Guernica, capital cultural e histórica dos bascos, que foi arrasada no dia 26 de abril de 1937.

A região foi bombardeada pela Legião Condor nazista, o que inspirou Picasso a pintar seu mais famoso quadro, "Guernica", que faz parte da coleção permanente do Reina Sofía.

Essa segunda exposição contará com fotografias de Gilles Peress, da agência "Magnum", sobre a destruição sofrida pela cidade basca.

Já de 6 de outubro de 2007 a 2 de fevereiro de 2008, no Grand Palais, será possível ver em Paris outra exposição, chamada "Picasso e os Mestres".

Quando voltar a abrir suas portas no final de 2010, o Museu Picasso contará com uma área extra de mais de mil metros quadrados para exposições. Além disso, ganhará uma cafeteria, um vestuário e uma oficina de atividades para crianças.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página