Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2003 - 02h30

Espetáculos com lotação reduzida estão em cartaz hoje em SP

PEDRO IVO DUBRA
da Folha de S.Paulo

Com a cidade esvaziada em virtude dos dois feriados seguidos e as filas de carros antes nas estradas do que nas portas dos teatros, conseguir ingressos para bons espetáculos pode se tornar uma tarefa menos penosa.

Especialmente se for levado em conta o fato de existirem alternativas interessantes para platéias menores, seja por escolha do diretor e do grupo, seja pela dimensão reduzida dos espaços.

Na avaliação da Folha, pelo menos seis opções recomendáveis do tipo, em que cem pessoas perfazem a lotação máxima, são apresentadas hoje. Até o fechamento desta edição, na sexta-feira, havia entradas para cinco delas.

Revelação no Fringe do Festival de Teatro de Curitiba de 2002, "Hysteria", com direção de Luiz Fernando Marques, é exibida no Sítio Morrinhos, no projeto Formação de Público, da prefeitura.

Um elenco encabeçado por cinco atrizes corporifica o dia-a-dia de internas de um hospital psiquiátrico do século 19. A montagem divide o público: 50 homens assistem à encenação, enquanto 50 mulheres participam da peça, interagindo com as intérpretes.

Derivada de uma aula na USP ministrada pelo diretor do Teatro da Vertigem, Antônio Araújo, "Hysteria" não poderia assim negligenciar a relação entre o fazer teatral e o local que o engloba.

"Se tivéssemos 400 lugares, não haveria a interatividade, as mulheres seriam platéia, não parte ativa. Também não seria bom colocar 300 homens e poucas mulheres, esse desequilíbrio não seria salutar", afirma Marques, 25.

No Sesc Belenzinho, há três peças para públicos pequenos.

Baseado na vida e na obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário (1909-89), "Bispo", solo do ator João Miguel, encontra-se no galpão 1 da unidade. A peça tem texto e direção do intérprete e de Edgard Navarro.

"Medéia 2", no galpão 2, em cartaz desde o ano passado, é a segunda montagem de Antunes Filho para o texto de Eurípides sobre a feiticeira que mata os dois filhos para se vingar do amante. Na retomada da tragédia, o diretor buscou incutir brevidade à encenação, reduzindo o elenco e declinando aparatos cenográficos.

Num espaço que recria um closet, um corredor e um quarto de empregada, é encenada "A Paixão Segundo G.H.", peça inspirada no livro de Clarice Lispector (1920-77) cujos ingressos estão esgotados até o dia 4/5. Mariana Lima encampa o monólogo sobre a mulher que se depara com uma barata no cômodo da criada. A direção é de Enrique Diaz, a partir de adaptação de Fauzi Arap.

O grupo Cemitério de Automóveis tem realizado num sobrado na Bela Vista apresentações de seus espetáculos e de convidados. Por lá, está em cartaz "O Herói Devolvido", inspirado em livro de Marcelo Mirisola.

A exiguidade do lugar e a estrutura da casa, que demanda a existência de um palco duplo e uma platéia de 46 lugares, igualmente em dois níveis, alteram o tipo de interpretação e mesmo a condução do espetáculo.

"É preciso reduzir o estilo de interpretação, o ator tem de se mostrar mais consciente, o elenco fica mais compacto", diz o diretor e dramaturgo Mário Bortolotto, 40.

Costuma ser mais fácil liberar o uso de um espaço que tenha menos do que cem lugares. É necessário somente obter uma licença de funcionamento na regional do bairro em questão, enquanto um número superior a uma centena de pessoas demanda um alvará de funcionamento expedido pelo Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis).

Como "O Herói Devolvido", há ainda, na região central, a temporada de "Mire Veja", no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, pela Cia. do Feijão. A peça, que fez sucesso na edição deste ano do festival de Curitiba, dá corpo, em 20 histórias curtas e fragmentárias, ao cotidiano turbulento da metrópole. Aquele que volta a dar o ar de sua graça a partir da terça-feira.

Leia mais matérias da tvfolha
  • Daniela Cicarelli estréia programa de humor na MTV
  • Galã Dado Dolabella tenta a carreira de cantor
  • Silvio Santos volta das férias empolgado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página