Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2007 - 11h31

Novo livro de Woody Allen, "Pura Anarquia" reúne contos de humor

Publicidade

da Efe, em Madri

O diretor americano Woody Allen retorna ao gênero dos contos de humor com a publicação do livro "Pura Anarquia", no qual o mundo real se transforma em absurdo --ou vice-versa.

Sandro Pace/AP
Novo livro de Woody Allen, "Pura Anarquia" reúne contos com humor ácido e irreverente
Novo livro de Woody Allen, "Pura Anarquia" reúne contos com humor ácido e irreverente

"Pura Anarquia" é composto de um humor ácido em 18 contos que provocam continuamente a gargalhada do leitor.

O cineasta chega a escrever, lembrando o comediante americano Groucho Marx, frases como "o homem é o único ser capaz de não deixar gorjeta ao garçom".

Os problemas domésticos, os colégios infantis, a gastronomia e a religião são alguns dos temas nos quais Allen, um nova-iorquino nascido em 1935, deixa sua marca pessoal, sem esquecer de um julgamento no qual Mickey Mouse é a principal testemunha.

O diretor, um dos máximos representantes dos contos de humor, introduziu personagens reais em situações surrealistas --entre eles, o escritor Gabriel García Márquez, o filósofo Immanuel Kant, o compositor Richard Wagner, o ator Tom Cruise e a cantora Jennifer López.

Com sua ironia, ele também comenta assuntos sérios, como a pena de morte: "estudos demonstram que a probabilidade que os criminosos reincidam se reduz quase à metade depois da execução".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página