Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2003 - 10h25

Kings of Leon espanta com sonoridade madura

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Se você não souber nada sobre a riquíssima e precoce história deste impressionante Kings of Leon e botar este "Youth & Young Manhood" para tocar, o mínimo que vai encontrar é um excelente álbum de country rock retro-moderno, apaixonante. Mas é difícil descolar do álbum as referências e herança familiar e roqueira que compõem o atual grupo mais comentado do rock.

É incrível como, ao apertar a tecla "play", parece sair uma sonoridade de uma banda veterana de rock clássico, mas com um molho de contemporaneidade para o qual não há muita explicação: ou a banda tem, ou não tem. E o quarteto KOL tem. A bateria e o baixo estão onde têm que estar para dar suporte ao que o grupo mostra de soberbo: a inspirada guitarra de Matthew Followill e a marcante voz caipira-sacana-emocionada de Caleb.

Bob Dylan ou REM só teriam a ganhar se contratassem um moleque com o gás de Matthew. Virtuoso quando tem que ser, básico na hora certa. A voz de Caleb tem tanta sacanagem quanto a de Mick Jagger dos tempos juvenis, mesmo que sua formação religiosa o tenha colocado longe de músicas como "Simpathy for the Devil". Mas, não tem jeito, o diabo é o pai do rock.

Caleb fala de mulheres e da "estrada" como se já tivesse vivido de tudo nas encruzilhadas do Mississippi. "Red Morning Light" e as sensacionais "Molly's Chambers" e "Wasted Time" são certeiras para deixar extasiada a turma dos Strokes. Já "Holy Roller Novocaine" e "California Waiting" fariam da banda um hit no festival de Woodstock (69).

"Youth...", para quem tenha um ouvido no rock de levada country, é a grande pedida. De tudo o que se lê e ouve falar desta banda, não dá para imaginar uma estréia melhor.

Avaliação:

Youth & Young Manhood
Artista:
Kings of Leon
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 32, em média

Leia mais
  • Kings of Leon prega a "salvação" do rock
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página