Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2008 - 12h16

Greve de roteiristas não impede preparativos para o Oscar

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

Conhecidos os indicados ao Oscar 2008, os preparativos para a cerimônia desta 80ª edição estão em andamento, embora ainda haja dúvida sobre o formato que a premiação terá, devido à greve de roteiristas de Hollywood.

As conversas entre o Sindicato de Roteiristas Americanos (WGA) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) começaram ontem com o objetivo de reatar as negociações, afirmaram as duas partes, em comunicados.

O WGA anunciou o início de conversas informais com os estúdios, após abandonar suas propostas de sindicalizar os "reality shows" e os programas de animação.

Faltando apenas um mês para a realização do evento, não há dúvida sobre as intenções de seus produtores, que pretendem celebrá-lo na data agendada --24 de fevereiro-- mesmo que a greve dos roteiristas continue.

"Temos uma longa história, 80 anos para explorar. Mostraremos muitos vídeos", afirmou Gil Cates, produtor da transmissão desta edição do Oscar.

A Academia, no entanto, está preparada para organizar um evento com uma estrutura diferente das cerimônias de anos passados, caso a greve de roteiristas não tenha fim.

Em declarações à edição digital da revista "Variety", Cates assinalou que a decoração da festa já tinha começado antes do anúncio dos indicados aos prêmios, assim como a contratação dos músicos e dos demais envolvidos.

A imprensa americana sustenta que a greve obrigará à realização de um evento praticamente "enlatado", com muitas imagens de festas passadas e a presença de poucas celebridades.

Fontes da Academia citadas pela "Variety" expressaram suas dúvidas sobre a quantidade de coisas que podem acontecer no espetáculo sem violar o pacto do Sindicato de Roteiristas da América (WGA).

A transmissão do canal "ABC" poderá usar as imagens fornecidas pela Academia, mas, ao contrário de anos passados, quando o uso dessas imagens era gratuito, nesta edição os vídeos serão bastante caros, segundo a revista.

Os verdadeiros protagonistas do Oscar, porém, já dão suas primeiras declarações a respeito da realização da festa.

"Ganhei o Globo de Ouro e foi estranho estar no sofá vendo TV enquanto anunciavam meu nome, mas ao mesmo tempo, devo levar um fraque e percorrer o tapete vermelho. Tudo na vida tem sua parte boa e má. Quem gosta do tapete vermelho?", perguntou Javier Bardem, candidato ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

"Acho que vão solucionar o caso. Espero que seja assim", disse Viggo Mortensen, indicado ao prêmio de Melhor Ator, em declarações publicadas pelo jornal "The Boston Globe".

Este ano concorrerão à estatueta de Melhor Filme a história sobre traficantes de droga "Onde os Fracos Não Têm Vez", o drama épico "Sangue Negro", a adaptação literária "Desejo e Reparação", a comédia independente "Juno" e a produção sobre o universo judicial "Conduta de Risco".

Por enquanto, Michael Winship, presidente da divisão leste do WGA, deixa claro em um comunicado que, até que o sindicato não consiga um acordo com os estúdios e com as produtoras, tem a intenção de boicotar o Oscar.

"Queremos pedir aos membros do Sindicato de Atores e Roteiristas dos EUA (SAG) para também boicotarem a gala. Esse é nosso plano", assegurou.

A organização do Oscar tem, agora, um mês para resolver a situação.

Comentários dos leitores
MANAUS / AM
Oscars esta decadente a cada ano que passa ta horrivel, veja os indicados a melhor filme estrangeiro, só tranqueira, se eles estivessem preocupados com ibope o nosso Tropa de Elite poderia ter sido indicado a esse premio, com certeza a audiencia de 10% dos brasileiros ia contar muito, Brasil (183,9 milhões IBGE), não seria esse desastre de ibope. 5 opiniões
avalie fechar
berenice tasca (49) 26/02/2008 01h48
berenice tasca (49) 26/02/2008 01h48
o glamour do oscar, interessa à eles mesmos, mais 1 palco para que sejam endeusados... entre si, mais precisamente. se torna cada vz mais exibicionismo exacerbado, cansativo e puro tédio. uma festinha privè- que bota o mundo no buxixo- e perde audiencia mesmo, pq já saturou! o LUXO sao os filmes bons, o resto, dá pra dispensar... 16 opiniões
avalie fechar
Christiano Jabur (4) 26/02/2008 00h56
Christiano Jabur (4) 26/02/2008 00h56
Acho um desrespeito com os telespectadores o fato de a Globo ter começado a exibir a cerimônia apenas uma hora depois de seu início. Se ela não podia antecipar o início do Fantástico e do Big Brother, como ja fez em outras vezes, quando da transmissão de outros eventos, ela deveria ter deixado os direitos do Oscar com o SBT, que pelo menos transmitiria a cerimônia na íntegra e poderia colocar um repórter no tapete vermelho para entrevistar os atores e diretores antes de eles entrarem no teatro. Aliás, por que a Record, que está copiando a Globo e interessada em tirar da vênus platinada campeonatos de futebol e outros eventos esportivos (a copa do mundo, p. ex.), também não entra na briga pelos direitos da transmissão do Oscar, especialmente agora que tem correspondentes nos EUA, que inclusive já fizeram reportagens em Los Angeles e até uma entrevista com o Stallone? 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (12)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página