Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2003 - 03h39

Internauta pode fazer antologia própria

Publicidade

LUIZ CAVERSAN
da Folha de S.Paulo

Além de permitir o acesso gratuito à obra revista e corrigida de Vinicius de Moraes, o site www.viniciusdemoraes.com.br propõe uma integração com o internauta, oferecendo a possibilidade de realizar sua antologia.

Por intermédio de um instrumento de navegação, como se estivesse numa loja virtual, o leitor pode percorrer todos os escritos e selecionar aquilo que lhe interessar. O material é todo ele "editado" pelo visitante, a quem é permitido dar a ordem que quiser aos textos, criar um título próprio para a sua seleção, escolher a capa, determinar o fundo com que ela vai aparecer no computador e, ainda, acrescentar introdução, notas ou comentários.

O resultado do trabalho ficará armazenado no site, disponível a todos os visitantes, mas poderá ser acessado diretamente por intermédio de um link. Se assim o desejar, o(a) internauta poderá, por exemplo, fazer uma seleção de poemas que se refiram a separação e a saudades e enviar o link para um(a) ex-namorado(a).

"A idéia de possibilitar antologias próprias", afirma o responsável pelo site, André Vallias, "parte do conceito do marketing viral, ou seja, estimular as pessoas a propagarem conteúdos que elas mesmas criaram" -ou, no caso, agruparam de acordo com critérios pessoais.

Até quinta à noite havia no site 55 antologias realizadas por internautas, sendo que duas delas elaboradas por artistas conhecidos: o cantor, compositor e ministro Gilberto Gil e a cantora e compositora Adriana Calcanhotto.

Gil selecionou para sua antologia as seguintes letras de música: "A Bênção, Bahia", "Linda Baiana", "Tarde em Itapoã", "Berimbau", "Canto de Iemanjá", "Canto de Oxalufã", "Canto de Ossanha", "Canto de Oxum" e "Canto de Xangô". Já Calcanhoto recolheu nada menos do que 34 trabalhos, entre letras e poemas.

Outra iniciativa no sentido da interação com o leitor/internauta será a realização de um concurso de sonetos, aberto a todo tipo de autor, em duas categorias: estudantes e não-estudantes. Quem não souber o que é um soneto receberá, sempre por intermédio do site, explicações sobre esse gênero de poesia, composta por 14 versos, dispostos ou em dois quartetos e dois tercetos (soneto italiano) ou em três quartetos e um dístico (soneto inglês), apresentadas pelo poeta Glauco Matoso.

Mais para o futuro, também estará disponível pela internet a correspondência de Vinicius, traduções de obras suas e, agrupados de forma acessível, tudo o que ele produziu para as crianças.

Leia mais
  • Família de Vinicius disponibiliza sua obra completa na internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página