Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2003 - 20h22

Chrissie Hynde critica conservadorismo da cena musical atual

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

Ativista e vegetariana desde os 17 anos, a roqueira Chrissie Hynde, 52, líder dos Pretenders --que tocam hoje em São Paulo e na sexta-feira (26) em Brasília-, ainda acredita que o rock'n'roll pode fazer muito mais do que apenas alimentar a bilionária indústria do entretenimento mundial.

Militante contra os maus-tratos de animais, Chrissie reclama do conformismo que reina na música e da falta de engajamento. "Ultimamente, as bandas de rock não querem mudar o mundo, só trazer entretenimento", declarou hoje em entrevista coletiva na capital paulista.

Para ela, a cena roqueira atual é muito superficial e conservadora. "Eles podem fazer um som fantástico (...), mas é importante lembrar que isso é apenas talento. E talento não é exatamente o maior atributo a se respeitar nas pessoas. (...) O que se deve admirar em uma pessoa é a compaixão, a humildade e a capacidade de se interessar por questões humanas, e não acho que a maior parte das bandas de rock tenha essas qualidades", critica ela.

Ações polêmicas

Chrissie dedica grande parte do seu tempo ao grupo Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), que promove protestos pela ética no tratamento com animais. "Eu até mesmo cedi os direitos de uso de minha imagem para eles, o que eles poderão fazer até mesmo depois de minha morte."

O foco direcionado para ações contra a crueldade com animais foi o motivo da escolha de Chrissie pelo Peta, que utiliza ações polêmicas para chamar atenção para sua causa.

"Eles entendem que nós vivemos em uma ditadura da mídia. E que, para fazer com que sua mensagem chegue ao público, eles têm que chegar às manchetes dos jornais", explica.

Além da causa em defesa dos animais, Chrissie Hynde afirma ter prazer em trabalhar pela Peta também pelo seu comprometimento em combater grandes multinacionais. "Eu adoro ver essas empresas multinacionais tendo que se ajoelhar, sendo humilhadas em público, como a Kentucky Fried Chicken e a Gap Inc."

Shows

Pela segunda vez no país, o Pretenders promete mostrar em seus dois shows clássicos e algumas canções novas de "Loose Screw" (Artemis Records), em que foram adicionados elementos de reggae e mais balanço ao som da banda, nas palavras da vocalista Chrissie Hynde.

Os 25 anos de história do grupo e os dez discos de sua carreira não parecem ter engessado a busca de sua líder por novos sons. Chrissie --que se declara fã da banda americana Kings of Leon-- diz que a atitude e o entusiasmo é que fazem a diferença na música atual.

A banda toca logo mais no Credicard Hall, em São Paulo, e na sexta-feira no Brasília Music Festival, no Autódromo Internacional de Brasília.

Leia mais
  • Brasília Music Festival quer deslocar eixo de grandes shows do país
  • Alanis Morissette chega ao Brasil para dois shows e ponta em novela
  • Líder do Simply Red grava participação em novela com Malu Mader
  • Alanis Morissette comete gafe em show e confunde Peru com Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página