Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2008 - 22h26

Academia entrega Oscar 2008 para os melhores do cinema

Publicidade

da Folha Online

Depois de três meses sob a greve dos roteiristas, o setor cinematográfico finalmente tem algo a celebrar: o próprio cinema. Hoje, a entrega da mais importante estatueta do cinema mundial terá uma lista completa de astros e estrelas, como George Clooney, Cate Blanchett e o favorito Daniel Day-Lewis desfilando no tapete vermelho diante do Kodak Theatre.

Os organizadores do Oscar prometem uma cerimônia tradicional para o público televisivo, com muita moda e ganhadores memoráveis. Os observadores prevêem alguma emoção na disputa das categorias chaves, apesar de muitas delas já contarem com favoritos claros. Segundo os especialistas, os eleitores da Academia gostam de desafiar as previsões.

Os aproximadamente 5.800 eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas elegeram um filme como o melhor do ano entre indicados que incluem o drama criminal "Onde os Fracos Não Têm Vez" e a comédia adolescente "Juno". Com uma equipe nova de roteiristas, o apresentador do Oscar, Jon Stewart, espera manter o público rindo durante as três horas da cerimônia, transmitida ao vivo pela TV [a partir das 23h, horário de Brasília, na Globo].

"Onde os Fracos Não Têm Vez" lidera a corrida por melhor filme porque foi premiado pelos sindicatos de produtores, diretores, atores e roteiristas --quatro indicativos chaves de sucesso no Oscar.

Mas os especialistas intuem que o thriller "Conduta de Risco" está ascendendo devido à popularidade de seu protagonista, George Clooney, e notam a emergência de "Juno", o único filme indicado a superar o marco chave de US$ 100 milhões nas bilheterias americanas. Os outros dois indicados são o drama "Sangue Negro", uma reflexão sobre o poder corruptor do dinheiro, e o romance "Desejo e Reparação", outro drama com final sombrio.

O britânico Daniel Day-Lewis, de "Sangue Negro", é visto como favorito na disputa pelo troféu de melhor ator, mas ele terá que superar a concorrência de George Clooney.

Entre as indicadas para o Oscar de melhor atriz, a também britânica Julie Christie vem sendo a mais cotada devido a seu papel de doente de Alzheimer em "Longe Dela". Mas que ninguém descarte a francesa Marion Cotillard, que fez Edith Piaf em "Piaf -- Um Hino ao Amor", nem Ellen Page, a adolescente grávida de "Juno"

Tudo indica que os irmãos Joel e Ethan Coen poderão vencer a disputa por melhor diretor, por "Onde os Fracos Não Têm Vez.". E, independentemente de quem ganhar ou perder, os organizadores do Oscar estão contentes com uma coisa: este ano, o Oscar vai continuar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página