Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2003 - 08h34

Expectativa de público para filme é de 2,5 milhões de pessoas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A expectativa de público para "A Taça do Mundo É Nossa" nos cinemas é de 2,5 milhões de espectadores, de acordo com o produtor do filme, Leonardo Monteiro de Barros.

"Com 1,5 milhões de pessoas, conseguimos recuperar os custos de lançamento", diz Barros. O orçamento da produção (R$ 4,9 milhões) foi captado com benefício das leis de incentivo à cultura, através das quais os patrocinadores destinam a projeto cultural parte de seu Imposto de Renda devido.

O apoio da Globo (através da Globo Filmes) a filmes nacionais com perfil de grande público tem suscitado crítica de parte dos produtores e cineastas, que vêem na concentração do poder de mídia da emissora em apenas alguns títulos a caracterização de uma concorrência desleal com os demais.

"Acho bom que a Globo ajude a lançar de oito a dez filmes por ano. Cabe ao Estado olhar para os outros filmes, aqueles de porte médio", diz Monteiro de Barros.

Carlos Eduardo Rodrigues, diretor da Globo Filmes, afirma: "Nossa premissa principal está no estímulo ao desenvolvimento e à proteção do conteúdo audiovisual brasileiro. Jamais tivemos ou teremos a intenção de praticar qualquer tipo de concorrência com os demais filmes nacionais. Nossa concorrência, dentro das regras de mercado, é com o produto estrangeiro".

Rodrigues cita o crescimento da participação do filme nacional em relação ao estrangeiro no mercado interno brasileiro, ocorrido depois da instalação da Globo Filmes, para dizer: "Não tomamos nenhum espaço dos filmes nacionais, mas sim parte do espaço ocupado pelos filmes estrangeiros. Deveríamos estar celebrando o momento e cientes de que este espaço pode ser maior e só o será se o cinema e a TV estiverem no mesmo barco".

Primeira experiência da Globo no lançamento de um filme derivado de sua programação, "Os Normais - O Filme" atingiu 2,1 milhões de espectadores no último fim de semana, seu quarto em cartaz. O lançamento foi feito em 257 salas.

Leia mais
  • Longa do Casseta & Planeta estréia com campanha milionária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página