Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2003 - 08h52

Governanta controla rotina de modelos da Elite

Publicidade

colunista da Folha

O apartamento da Elite tem, há dez anos, uma autoridade máxima: a governanta Valdeci Alves dos Santos, a Val. É ela quem controla o volume do som, o horário de chegada das meninas, a arrumação dos quartos, quanto cabe a cada uma delas na conta de telefone. "Sou uma sargentona", assume. "E elas sabem que, se pisarem na bola, eu ligo para a agência e é expulsão na hora."

Gisele Bündchen já passou uma temporada sob os cuidados de Val, assim que conquistou a segunda colocação no concurso da Elite, em 1993. "Ela sempre foi econômica e determinada", conta Val. E apelido, ela tinha? "Era Mãozinha", conta e mostra a mão fechada.

"Quase não ligava para casa para não gastar com telefone e quase não comia. Não sei se era porque não tinha fome ou se era para economizar", afirma. Segundo a governanta, Gisele estendia a cama "direitinho", lavava louça e as roupas sem reclamar.

Namorado, ela não tinha. "Mas quem sempre ligava era o Gabriel Matarazzo." Como é de família tradicional, Val autorizou o namoro dos dois. "De vez em quando eles ficavam conversando lá embaixo. Eu ficava na janela, olhando tudo. Quando foram na pizzaria, fui junto."

No apartamento, quadros são proibidos --exigência da proprietária, mas na sala há uma cortiça com fotos de modelos e bilhetinhos carinhosos para a governanta --muitas vezes chamada de "mãe".

Uma coisa deixa a sargenta Val com a pulga atrás da orelha. "Incenso é mau sinal", ela diz. Conta que viu na TV um programa em que explicavam que a fumacinha do incenso serviria, na verdade, para disfarçar o cheiro de cigarrinhos não convencionais.

"A primeira coisa que faço quando elas chegam é olhar no fundo dos olhos para ver se não estão vermelhos." Durante a semana, todas têm que estar em casa às 20h30. No fim de semana, às 22h30 e olhe lá. É proibido também o prosaico ato de lavar as calcinhas durante o banho e pendurá-las no box. "Aí vira bagunça, né?", diz.

Leia mais
  • Multidão que sonha em ser Gisele Bündchen aumenta a cada ano
  • Ginecologista se diz alarmado com desinformação de modelos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página