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26/12/2003 - 10h13

Cinema obteve R$ 12,5 mi em patrocínio; BR é quem mais investe

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MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

O cinema nacional captou R$ 12,5 milhões da iniciativa privada ou de estatais, em forma de investimentos, em 2003, segundo a SDF (Superintendência de Desenvolvimento Financeiro) da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O dinheiro foi utilizado para produção, distribuição e divulgação de filmes que estrearam nos cinemas e a captação se deu por meio das leis de incentivo (Lei do Audiovisual, artigo 1º, e Lei Rouanet).

De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Cultura, a BR Distribuidora, da Petrobras, é a empresa que mais investiu na produção nacional, mesmo sendo uma estatal.

Os outros nove maiores investidores do cinema brasileiro são Eletrobrás, Lafarge Brasil, Finame, Brasil Telecom, Unicap Unibanco, Unibanco, Banco Bandeirantes, Federal Capitalização e João Carlos di Gênio.

Neste ano, a BR e a Petrobras renegociaram projetos acertados na gestão anterior. A BR, por exemplo, está comprometida com o desenvolvimento do audiovisual até 2005.

Os maiores mercados de exibição, segundo a Ancine, são, por ordem hierárquica, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

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