Publicidade
Publicidade
26/12/2003
-
10h13
MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online
O cinema nacional captou R$ 12,5 milhões da iniciativa privada ou de estatais, em forma de investimentos, em 2003, segundo a SDF (Superintendência de Desenvolvimento Financeiro) da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
O dinheiro foi utilizado para produção, distribuição e divulgação de filmes que estrearam nos cinemas e a captação se deu por meio das leis de incentivo (Lei do Audiovisual, artigo 1º, e Lei Rouanet).
De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Cultura, a BR Distribuidora, da Petrobras, é a empresa que mais investiu na produção nacional, mesmo sendo uma estatal.
Os outros nove maiores investidores do cinema brasileiro são Eletrobrás, Lafarge Brasil, Finame, Brasil Telecom, Unicap Unibanco, Unibanco, Banco Bandeirantes, Federal Capitalização e João Carlos di Gênio.
Neste ano, a BR e a Petrobras renegociaram projetos acertados na gestão anterior. A BR, por exemplo, está comprometida com o desenvolvimento do audiovisual até 2005.
Os maiores mercados de exibição, segundo a Ancine, são, por ordem hierárquica, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador.
Leia mais
Cinema nacional cresce, mas distribuição emperra desenvolvimento
Indicado pelo país ao Oscar, "Carandiru" é o filme mais visto do ano
Conheça os filmes nacionais programados para estrear em 2004
Especial
Enquete: Você acredita no cinema nacional como indústria?
Cinema obteve R$ 12,5 mi em patrocínio; BR é quem mais investe
Publicidade
Editor de entretenimento da Folha Online
O cinema nacional captou R$ 12,5 milhões da iniciativa privada ou de estatais, em forma de investimentos, em 2003, segundo a SDF (Superintendência de Desenvolvimento Financeiro) da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
O dinheiro foi utilizado para produção, distribuição e divulgação de filmes que estrearam nos cinemas e a captação se deu por meio das leis de incentivo (Lei do Audiovisual, artigo 1º, e Lei Rouanet).
De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Cultura, a BR Distribuidora, da Petrobras, é a empresa que mais investiu na produção nacional, mesmo sendo uma estatal.
Os outros nove maiores investidores do cinema brasileiro são Eletrobrás, Lafarge Brasil, Finame, Brasil Telecom, Unicap Unibanco, Unibanco, Banco Bandeirantes, Federal Capitalização e João Carlos di Gênio.
Neste ano, a BR e a Petrobras renegociaram projetos acertados na gestão anterior. A BR, por exemplo, está comprometida com o desenvolvimento do audiovisual até 2005.
Os maiores mercados de exibição, segundo a Ancine, são, por ordem hierárquica, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice