Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2004 - 13h40

Garcia Bernal lança filme de Salles no Brasil na próxima semana

Publicidade

da Folha Online

O ator mexicano Gael Garcia Bernal, 25, chega ao Brasil na próxima semana para participar do lançamento de "Diários de Motocicleta", o novo filme de Walter Salles que foi indicado hoje para disputar a competição principal do Festival de Cinema de Cannes.

Garcia Bernal, astro de filmes como "Amores Brutos", "E Sua Mãe Também" e "O Crime do Padre Amaro", vive o jovem revolucionário Che Guevara no longa-metragem que retrata sua viagem de motocicleta pela América do Sul na década de 1950.

"Fazer esse filme baseado na primeira viagem de Ernesto Guevara e Alberto Granado através da América Latina foi ao mesmo tempo um privilégio e uma aventura. Essa viagem coletiva começou a ser dividida com o público no Festival de Sundance e agora continua em Cannes. O fato de haver dois representantes da América Latina na seleção oficial denota um interesse crescente na nossa cinematografia", declarou Walter Salles, de Nova York, por meio de sua assessoria.

Além de "Diários de Motocicleta", também foi escolhido para disputar o prêmio principal do Festival de Cannes o longa argentino "La Niña Santa", da diretora Lucrecia Martel.

"Diários de Motocicleta" é baseado nos relatos que Guevara escreveu sobre a primeira viagem que fez com o amigo Alberto Granado (no filme, vivido por Rodrigo de la Serna) pelo continente latino-americano, em cima de uma Northon 500, moto apelidada de "La Poderosa".

O filme se passa três anos antes de Guevara conhecer Fidel Castro e sete anos antes de se transformar no mito que concretizou a Revolução Cubana.

Elenco

A estréia de "Diários de Motocicleta" será no dia 26 de abril, em nove salas do Unibanco Arteplex do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O filme estréia nos cinemas brasileiros em 7 de maio.

Salles quis fazer a estréia mundial do filme no Brasil, não nos EUA, apesar de ele ser produzido pelo norte-americano Robert Redford.

Além de Garcia Bernal, estão confirmados para a exibição o próprio Alberto Granado, 81, e o ator Rodrigo de la Serna.

Granado ainda vive em Cuba e foi um dos pilares para a realização do filme. Antes de iniciar o processo, Walter Salles foi a Havana conversar com Granado e com a família de Che Guevara.

Leia mais
  • Filme de Walter Salles disputará a Palma de Ouro em Cannes
  • Veja a lista dos filmes que estão na competição oficial de Cannes

    Especial
  • Veja fotos do filme "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página