Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2004 - 07h45

Filme de Walter Salles disputará a Palma de Ouro em Cannes

Publicidade

da France Presse, em Paris
da Folha Online

O cineasta brasileiro Walter Salles, diretor do filme "Diários de Motocicleta", competirá pela Palma de Ouro do 57º Festival de Cinema de Cannes, que acontecerá de 12 a 23 de maio, informaram hoje os organizadores do evento.

O filme de Salles, que estréia no circuito brasileiro em 7 de maio, está entre os 18 selecionados para a competição oficial do festival.

Divulgação

Cena do filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles
Além da obra de Salles, mais um longa brasileiro está na seleção oficial do festival, mas fora da competição. "Glauber, o Filme - Labirinto do Brasil" é um documentário dirigido por Silvio Tendler que trata da vida do cineasta baiano Glauber Rocha.

Outro membro da família Rocha estará representado em Cannes. Eryk Rocha, filho do cineasta morto em 1981, compete na categoria de curtas-metragens com "Quimera", uma produção de 15 minutos de duração que tem concepção do artista plástico Tunga e direção e roteiro de Eryk.

Baseado nos diários de Che Guevara, "Diários de Motocicleta" mostra a viagem que o revolucionário fez ao lado de um amigo através da América Latina. Protagonizado pelo mexicano Gael García Bernal, o filme foi produzido pelo ator e diretor norte-americano Robert Redford.

Filmado na Argentina, Chile e Peru, o filme acompanha a viagem de dois jovens, Guevara e seu amigo Alberto Granados (interpretado pelo argentino Rodrigo de la Serna), em uma travessia que marcará suas vidas para sempre.

Salles --que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro com "Central do Brasil", longa-metragem que ganhou o Urso de Ouro em Berlim-- se inspirou nos diários de Guevara e nos encontros que teve com Granados e a família de Che.

A lista também inclui "The Ladykillers", dos irmãos norte-americanos Joel e Ethan Coen, "A Vida é um Milagre", do bósnio Emir Kusturica, "Fahrenheit 9/11", do norte-americano Michael Moore, e "2046", do chinês Wong Kar Wai.

O filme argentino "La Niña Santa", da diretora Lucrecia Martel, também será exibido na mostra oficial. Outros dois longas-metragens latino-americanos serão exibidos fora de concurso: o uruguaio "Whisky", de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, e o equatoriano "Crónicas", de Sebastián Cordero, foram incluídos na mostra Un Certain Regard.

Depois de ganhar fama com "La Ciénaga" em 2001, Lucrecia Martel voltou a conquistar a crítica e o público com "La Niña Santa", uma história que mistura misticismo e erotismo, tendo como cenário Salta, cidade do norte da Argentina onde a diretora nasceu.

Pela primeira vez desde 1993, um filme alemão competirá pela Palma de Ouro. "Die Fetten Jahre Sind Vorbei", de Hans Weingartner, foi o selecionado.

O novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, "A Má Educação", abrirá o festival da Riviera Francesa no dia 12 de maio, seguido de "Tróia", de Wolfgang Petersen, com Brad Pitt, que comparecerá pela primeira vez ao famoso festival francês.

O júri será presidido pelo cineasta norte-americano Quentin Tarantino, que apresentará, também fora de competição, "Kill Bill Volume 2".

O filme de animação "Shrek 2" também integra a lista de 18 longas-metragens na disputa pela Palma de Ouro, assim como a animação japonesa "Innocence", de Oshii Mamoru.

Leia mais
  • Veja a lista dos filmes que estão na competição oficial de Cannes
  • Gael Garcia Bernal vem ao Brasil para estréia do filme de Walter Salles
  • Leia texto inédito de Walter Salles sobre "Diários de Motocicleta"
  • Artigo: A vida que levou Ernesto a ser Guevara

    Especial
  • Veja fotos do filme "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página