Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2008 - 18h38

Wenders defende maior liberdade nos direitos autorais

Publicidade

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O diretor e roteirista alemão Wim Wenders defendeu na tarde desta sexta-feira (22) o conceito de "copyleft" ao falar sobre a troca de filmes na internet. O conceito significa o acesso irrestrito a uma obra, desde que citada a fonte.

Wenders participa de sabatina promovida pela Folha no auditório do Masp.

Para o cineasta, a troca de filmes pela internet tem um caráter positivo que é de colocar ao alcance obras que não seriam veiculadas pelas distribuidoras em certos mercados.

No entanto, ele abordou a questão do autor para falar dos direitos deste. Mesmo assim, Wenders disse ser favorável a uma idéia de copyleft mais do que a do tradicional copyright.

O copyleft é uma brincadeira com o inglês copyright (direitos de autor) e sistematiza limites aos usos de um trabalho, mas é bem mais flexível que a clássica legislação autoral.

"Eu só não sei se isto daria certo no Brasil. Na Inglaterra, dá", afirmou o diretor de "Asas do Desejo", entre os risos da platéia.

Conselho

Um jovem de 14 anos que quer fazer cinema perguntou ao diretor qual conselho ele daria a alguém de sua idade que pretende se dedicar à arte.

Bem-humorado, Wenders elaborou um rápido passo-a-passo para o adolescente.

"Você tem um computador? Tem uma câmera? Sabe editar? Então é fácil", disse o cineasta, entre os risos da platéia. "É começar com uma idéia simples", aconselhou em seguida Wenders.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página