Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 00h00

Livros da Publifolha abordam e explicam poesia brasileira

Publicidade

da Folha Online

A Publifolha disponibiliza em seu catálogo uma série de livros sobre o universo da poesia, de análises a antologias, de poetas clássicos, como Manuel Bandeira e Carlos Drummond, a poetas modernos, como Arnaldo Antunes.

Divulgação
Arnaldo Antunes que selecionou os textos publicados em Antologia
Arnaldo Antunes que selecionou os textos publicados em Antologia

O músico Arnaldo Antunes, que fez sucesso no grupo Titãs, é um dos principais representates brasileiros da chamada poesia concreta.

O livro "Como É que Chama o Nome Disso", que acaba de sair pela Publifolha, reúne conteúdo leve, explicativo e inteiramente ilustrado sobre Antunes.

Reprodução
"Antologia Comentada" reúne 205 poemas de 70 autores brasileiros
"Antologia Comentada" reúne 205 poemas de 70 autores brasileiros

Com os melhores poemas, ensaios, letras de música, desenhos e caligrafias do músico, selecionados pelo próprio Arnaldo, a obra é acrescida de um livro inédito de poemas ("Nada de DNA") e de uma longa entrevista (com Arthur Nestrovski, Francisco Bosco e José Miguel Wisnik).

Outro lançamento recente da Publifolha na área é "Antologia Comentada da Poesia Brasileira no Século 21". Assinado pelo colunista da Folha Manuel da Costa Pinto, o livro reúne 205 poemas (leia três textos), de 70 poetas, todos ativos de 2000 para cá. Trata-se de um panorama da poesia brasileira contemporânea, dos mais variados gêneros.

Divulgação
Livro também reúne discografia e bibliografia do grande poeta
Livro também reúne discografia e bibliografia do grande poeta

Os amantes da poesia contemporânea também podem aproveitar um dos mais recentes volumes da coleção Folha Explica, sobre o músico e poeta Vinicius de Moraes. De autoria de Eucanaã Ferraz, a obra busca abranger com equilíbrio a poesia escrita e a poesia cantada, formadas pelas letras de música vinicianas.

Clássicos como "O Dia da Criação" e "A Bomba Atômica" são observados a partir das relações entre seus jogos internos, suas faturas e seus sentidos, em interpretações objetivamente elucidadoras de seus mistérios.

A coleção Folha Explica disponibiliza ainda outros volumes sobre poesia. Consagrado como um dos maiores poetas do Brasil e um dos grandes do mundo em sua época, Carlos Drummond de Andrade e sua obra são explicadas em "Drummond".

Divulgação
Livro apresenta roteiro de leitura para quem nunca leu Drummond
Livro apresenta roteiro de leitura para quem nunca leu Drummond

O título "João Cabral de Melo Neto", por sua vez, escrito pelo professor da USP João Alexandre Barbosa, traz em 112 páginas e numa linguagem acessível uma análise detalhada do estilo e das principais obras do poeta autor de "Morte e Vida Severina".

Outro volume apresenta a vida e a obra de Manuel Bandeira, reconhecido popularmente pelo verso "Vou me embora para Pasárgada". "Manuel Bandeira" mostra as facetas de um poeta que participou e dialogou com todos os movimentos de poesia de seu tempo, nacionais e internacionais --parnasianismo, modernismo, surrealismo e o concretismo.

Reprodução
"Em Branco e Preto" reúne 400 textos publicados na Folha
"Em Branco e Preto" reúne 400 textos publicados na Folha

Já o livro "Literatura Brasileira Hoje" dá destaque a 60 autores --30 poetas e 30 prosadores-- da atualidade para responder o que está em jogo na poesia e na prosa que se escreve no Brasil. O livro vai de Manoel de Barros (nascido em 1916) a Tarso de Melo (1976), de Lygia Fagundes Telles (1923) a Nelson de Oliveira (1966).

Por fim, com abrangência maior do que a poesia, há "Em Branco e Preto", que reúne textos sobre as artes brasileiras publicados na Folha entre 1990 e 2003.

Contando com quase 400 textos de mais de 120 autores, a obra é separada por artes plásticas, cinema, dança, literatura, música erudita, música popular e teatro, sendo que cada uma dessas áreas ficou a cargo de um crítico especializado.

O livro, com 752 páginas, permite também uma uma visão panorâmica sobre o jornalismo cultural produzido pelo maior jornal do país em um período de mais de uma década.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página