Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2004 - 19h21

Saiba mais sobre os personagens de "Senhora do Destino"

Publicidade

da Folha Online

Estréia na próxima segunda (28) a novela "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, com direção de Wolf Maya. A novela tem como personagem principal Maria do Carmo, retirante nordestina que vai para o Rio de Janeiro e tem um dos cinco filhos raptados.

Saiba mais sobre os personagens da novela:


Maria do Carmo (Suzana Vieira) - Mulher solidária, segura de si, acostumada a controlar tudo a seu redor, porém sem jamais sufocar os que lhe estão próximos. Teve sua filha recém-nascida seqüestrada e, desde então, tudo o que fez foi tentar manter os seus quatro outros filhos unidos. Será uma espécie de "matriarca" da região em que mora. Na primeira parte da novela o personagem será vivido por Carolina Dieckmann.


Reginaldo (Eduardo Moscovis) - Filho mais velho de Maria do Carmo, é um homem frio, calculista, ambicioso ao extremo, que possui um péssimo caráter. É vereador num município da Baixada Fluminense, mas quer ser prefeito de Vila São Miguel. Embora despreze a mulher, com quem se casou obrigado, Reginaldo é completamente apaixonado pelos filhos, Bruno e Bianca.

Leandro (Leonardo Vieira) -- Contador, Leandro é o segundo filho de Maria do Carmo e o único que se formou. Possui um escritório no qual administra as contas de vários clientes, embora esteja cada dia mais dedicado a um deles: Giovanni Improtta, ex-bicheiro e agora empresário. É casado com Nalva, destaque da escola de samba Unidos de Vila São Miguel.


Viriato (Marcello Antony) - Viriato é maître e o mais bonitão dos filhos de Maria do Carmo. Seu sonho é ter um dia o seu próprio restaurante.


Plínio (Dado Dolabella) - Filho mais novo de Maria do Carmo, é simpático, sedutor, preguiçoso e mulherengo, só se envolve em negócios que dão prejuízo.


Josivaldo (José de Abreu) - Marido de Maria do Carmo no início da novela, Josivaldo é um crápula. Sob pretexto de ir para o Sul em busca de emprego, deixou para trás a mulher com os cinco filhos pequenos. Em São Paulo, logo arrumou outra família, que também abandonou depois de um tempo. E assim o fez com pelo menos outra meia dúzia de mulheres. Sem nunca ter se dado ao trabalho de fazer contato com Maria do Carmo, da qual conhece o paradeiro, só quando está em dificuldade.


Dirceu de Castro (José Mayer) - Jornalista, namorado e amigo fiel de Maria do Carmo, Dirceu é prestigiado colunista político de um jornal carioca e conheceu Maria do Carmo assim que ela chegou ao Rio.


Sebastião (Nelson Xavier) - Irmão mais velho e sócio de Maria do Carmo, é um homem cumpridor de seus deveres, sério e compenetrado. É casado com Janice há mais de trinta anos, mas sempre foi apaixonada por Dona Josefa, sua antiga patroa, que foi viver no exílio durante o governo militar.


Janice (Mara Manzan) - Mulher de Sebastião e mãe de seus três filhos. Mineira, órfã e sem irmãos ou parentes próximos, foi trazida ainda menor de sua cidade natal para o Rio de Janeiro. Conheceu Sebastião logo que chegou ao Rio e, segundo ela, foi a solidão que os juntou. Assim que foram morar juntos, Janice ficou grávida do primeiro filho. Foi nessa época também que ela percebeu que Sebastião amava a patroa. A partir de então, Janice se tornou uma mulher ressentida e rancorosa.


Venâncio (André Gonçalves) - Filho de Sebastião e Janice, escolheu a profissão de motorista como o pai e hoje dirige sua própria van, fazendo parte de uma cooperativa.


Eleonora (Mylla Christie) - Filha de Sebastião e Janice, está no último ano de Medicina e faz estágio num hospital. Muito tímida, é reservada mesmo com os pais e os irmãos. Pouco se sabe sobre ela. Dedica-se totalmente aos estudos e, às vezes, fica dias sem aparecer em casa. Sem vaidade, Eleonora é apagada, sem vida e nunca namorou, até porque acha que isso é um atraso de vida.

Regininha (Maria Maya) - Filha mais nova de Sebastião, Regininha é o oposto da irmã. Péssima aluna, mal conseguiu terminar o segundo grau, pois desde os quinze anos só pensa em se divertir e namorar. Madrinha da escola de samba de Vila São Miguel, Regininha sonha em posar nua para uma revista masculina para, com o dinheiro que receber, "se tornar independente".

Leila (Maria Luisa Mendonça) - Moça de família pobre, nasceu na Vila São Miguel e nunca saiu de lá até o dia em que se casou com Reginaldo e passou a lua-de-mel em Copacabana. Tem consciência de que sua vida só começou depois do casamento e não vê razões para que vá muito além. Só por ter se casado já se sente realizada. Desprovida de ambição, acha que o que possui já é mais do que suficiente: uma boa casa, uma família e um marido a quem venera. Seu maior prazer é cozinhar, lavar, passar.

Marinalva (Tânia Khalil) - Mulher de Leandro, Marinalva também é conhecida como Nalva Ferrari. Nascida e criada em Vila São Miguel, mas com passagens por várias casas de shows da zona sul do Rio, Nalva cultiva a imagem de vulcão sexual e gosta de seduzir os homens por onde passa.

Clementina (Miriam Pires) - É uma agregada da casa e, assim como Maria do Carmo, veio de Belém do São Francisco. Pode ser considerada uma governanta, mas atua também como uma espécie de conselheira. É uma figura do bem, que ouve Maria do Carmo falar sobre seus problemas, pondera e trata de lhe dar alguma orientação.


Angélica (Carol Castro) - Filha de família pobre, sem irmãos, Angélica nasceu e cresceu em Vila São Miguel. Seus pais morreram num acidente de ônibus e, desde então, Angélica foi criada por Maria do Carmo. Hoje ela é uma espécie de secretária da nordestina, que a trata com muito carinho. Mas o que Angélica gostaria mesmo é de ser tratada como filha por Maria do Carmo, mas sabe que isso só seria possível se a nordestina descobrisse que a filha a quem tanto procura não existe mais.


Viviane (Letícia Spiller) - Supostamente assessora parlamentar de Reginaldo, Viviane na verdade é amante do vereador. Viviane não suporta Maria do Carmo. Por mais que se esforce, não consegue esconder isso quando está perto dela.


Edgard Legrand (Dan Stulbach) - É o dono do restaurante francês no qual Viriato trabalha como maître. Apesar do nome e do ligeiro sotaque, é brasileiro, filho de dona Berthe Legrand, a dona do bordel para qual Nazaré Tedesco trabalhava.


Rita de Cássia (Adriana Lessa) - É amiga de Maria do Carmo. Bonita, apesar de muito maltratada pela vida, tem dois grandes problemas: o marido, atualmente preso, que exige dela qualquer sacrifício para tirá-lo da prisão, e o alcoolismo, contra o qual vem nos últimos anos travando uma seqüência de batalhas perdidas. Rita, mãe de Daiane e Maikel, vê sua situação se agravar quando descobre que a filha está grávida e que o filho está começando a andar em más companhias.


Nazaré Tedesco (Adriana Esteves / Renata Sorrah) - Em 1968 era prostituta e fingia ser auxiliar de enfermagem e estar grávida para segurar o namorado que já era casado. Seqüestrou a filha de Maria do Carmo para apresentá-la ao namorado como sendo fruto da relação dos dois. Hoje, sustentada por Isabel, a criança raptada, finge ser doente e está apenas esperando uma nova oportunidade para se dar bem, já que o marido morreu deixando-a em má situação financeira.

Luis Carlos Tedesco (Tarcísio Filho / Tarcísio Meira) - Enganado por Nazaré, largou sua primeira família para se casar com a amante que dizia estar grávida. Criou Isabel como sendo sua filha. Um homem de posses, acabou falindo e morrendo, deixando a mulher e a filha em dificuldades financeiras.


Isabel Tedesco (Carolina Dieckmann) - Isabel, na verdade, é Lindalva, a filha de Maria do Carmo que foi raptada quando era bebê. Hoje, é filha querida de Nazaré. Desde que o pai morreu, Isabel se desdobra para sustentar a mãe. Trabalha durante o dia, estuda à noite e, assim, não lhe sobra tempo para mais nada, inclusive para um possível namoro. Mesmo assim, é cortejada por um vizinho, Alberto, a quem considera apenas um amigo.


Claudia Tedesco (Leandra Leal) - Filha do primeiro casamento de Luís Carlos Tedesco, foi morar com a segunda família do pai após a morte da mãe e logo ocupou o lugar de amiga e confidente de Isabel, sua suposta irmã. Odeia Nazaré, embora disfarce isso bem.


Giovanni Improtta (José Wilker) - Ex-bicheiro, Giovanni hoje é empresário estabelecido no ramo da construção civil. Presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, é um eterno pretendente ao coração de Maria do Carmo e também patrão de Leandro. Viúvo, costuma dizer que a mulher lhe deixou, além dos filhos e da saudade, "uma cruz, um calvário": a sogra, dona Flaviana, que mora até hoje em sua casa e que, não só o mantém sob constante vigilância, como exige dele fidelidade absoluta a sua filha.

Dona Flaviana (Yoná Magalhães) - Sogra de Giovanni, dona Flaviana é uma católica fervorosa e, educada segundo princípios rígidos, sempre viu com reservas o namoro da filha com o bicheiro. Ao ser comunicada da união, foi contra o casamento dos dois. Dona Flaviana parece odiar Giovanni, mas, ao mesmo tempo, não pode viver sem ele.


Barão Pedro Correia de Andrade e Couto (Raul Cortez) - Morador de um alto andar num prédio da Avenida Atlântica, em Copacabana, Pedro é herdeiro do Barão de Bonsucesso e ostenta o título com orgulho, embora títulos de nobreza já não existam mais no Brasil. Refinado, elegante e bom conversador, fascina quem se dispõe a ouvir as histórias de seus bem vividos 80 anos. Tem problemas financeiros e de saúde, mas sobre isso fala apenas o estritamente necessário.


Baronesa Laura (Glória Menezes) - Laura foi uma das figuras marcantes da sociedade carioca dos anos 50 e 60, mas hoje poucos colunistas sociais lhe dão espaço. Conhecida como "a baronesa" pelo título do marido, Laura é viúva de um ex-milionário que perdeu tudo no final dos anos 70 e a deixou sem nenhum patrimônio. Namorou o barão Pedro por cinco anos na década de 80 e, antes de casar, assinou um acordo com Leonardo, filho do barão, pelo qual renunciava a tudo o que o futuro marido possuía.

Leonardo (Wolf Maya) - Educado e senhor de si, Leonardo tem a elegância de seu pai, o "barão" Pedro, mas é arrogante e orgulhoso. Consegue ser muito agradável no trato, mesmo quando diz coisas terríveis, o que acontece com freqüência. É pai de Maria Eduarda e marido de Gisela.

Gisela (Ângela Vieira) - Nascida em uma família de classe média, Gisela viu no casamento com Leonardo a possibilidade de ascender socialmente. Sob uma aparência de fragilidade e delicadeza, Gisela esconde características de uma mulher forte e arrogante. Aos 50 anos, mantém o marido sob constante vigilância, com medo de que ele a troque por outra mulher mais jovem.


Maria Eduarda (Débora Falabella) - Aos 25 anos Maria Eduarda, ou Duda, é sincera, estudiosa, esforçada e solidária. É filha de Leonardo e Gisela e, ao contrário da mãe, adora a avó e gosta de ouvir suas histórias. Tem um eterno pretendente, Thomas Jefferson de Souza, mas não é apaixonada pelo menino. Duda se refere a Thomas como um amigo, enquanto o rapaz a considera sua noiva. Se apaixona por Viriato.


Dona Josefa (Marília Gabriela) - Filha de uma tradicional família carioca, é dona do jornal "Diário de Notícias", que herdou após a súbita morte de seu segundo marido. Com a decretação do AI-5, dona Josefa vai para a França. Quando morre, na segunda fase da novela, seu corpo é enterrado no Rio de Janeiro.

Leia mais
  • "Senhora do Destino" tira celebridades e põe retirantes em cena
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página