Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 22h20

Teatro da Vertigem parte para pesquisa pelo Brasil; acompanhe a viagem

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de 18 integrantes do Teatro da Vertigem partiu hoje de São Paulo para uma viagem de pesquisa pelo interior do Brasil. O material colhido nas estradas será tema de um espetáculo que estreará em 2005.

A Folha Online publica, a partir de hoje, um diário de viagem do grupo, com as atividades realizadas durante o período de cerca de um mês.

O projeto, batizado de "Vertigem BR3", está sob a coordenação dos dramaturgos Bernardo Carvalho e Antônio Araújo (diretor do grupo). A coordenação teórica é dos pesquisadores Sílvia Fernandes e Ivan Delmanto --que escreverá o "Diário de Viagem" para a Folha Online.

Depois de passar vários meses desenvolvendo trabalhos de pesquisa no bairro Brasilândia, na zona norte de São Paulo, o grupo parte agora para Brasília (DF), Jiparana, Xapuri, Pontes de Lacerda, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco e passará por alguns rios (com travessia de barco), até chegar em Brasiléia (AC).

O projeto deve ser finalizado até o final deste ano. Depois da "residência artística" no bairro Brasilândia, a expedição ajudará o grupo a descobrir o Brasil de tantas culturas. Até chegar a Brasiléia, na ponta extrema do Acre, quase divisa com a Bolívia, conhecerá pessoas, atividades e promoverá oficinas.

A idéia é descobrir identidades nacionais e as diferentes culturas que existem pelo país.

Roteiro

A primeira parada do Teatro da Vertigem é em Brasília. Eles conhecerão cenários políticos como o Congresso, se encontrarão com senadores, deputados e ministros. Inicialmente, também querem falar com o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Além disso, o grupo visitará artistas e promoverá debates em Brasília e conhecerá também ícones populares da capital federal, como o Conic (centro de diversões emblemático na cidade que reúne no mesmo espaço prostituição, lazer e religião) e a feira do Paraguai (onde se concentram artigos "importados").

A parada em Brasília também prevê uma ida à cidade satélite de Taguatinga, onde será realizada uma oficina coordenada por Guilherme Reis.

A viagem é realizada dentro do Exploranter, um caminhão adaptado para servir de hotel durante passeios por locais pouco explorados. Normalmente, o Exploranter faz viagens turísticas à Chapada dos Veadeiros (GO) e à Patagônia.

Leia mais
  • 1º dia: Teatro da Vertigem parte rumo a uma cartografia do Brasil

    Especial
  • Saiba tudo sobre o diário de viagem do Teatro da Vertigem
  • Arquivo: saiba o que já foi publicado sobre o Teatro da Vertigem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página