Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2004 - 03h09

Cesar Miranda afirma que escrevia blogs antes de eles serem inventados

Publicidade

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

Veja, a seguir, trechos da entrevista do escritor Cesar Miranda à Folha.

Folha - Na sua opinião, que características, além do fato de escreverem blogs e os ancorarem no Wunderblogs, unem os autores coligados no livro?

Cesar Miranda -
Talento literário, senso de humor e todos vamos com a cara de todos. Nós nos amamos, embora eu não goste de gatos. Meus animais favoritos são frango e peixe.

Folha - Quando você começou a escrever blogs e por quê? Você já escrevia antes com freqüência? Como?

Miranda -
Escrevo blog há mais de 15 anos, só inventaram o meio agora e eu estava pleno da mensagem. Escrevo com a mesma freqüência desde esse tempo. Anseio que inventem logo o songlog, tenho uns jingles ótimos.

Folha - Quais as principais vantagens e desvantagens do blog em relação a outros formatos, como diários, iluminuras, livros, apostilas, panfletos etc.?

Miranda -
O blog é de graça e é só seu (meu). O seu principal público é você mesmo. É um modo realmente livre de começar escrever, com tudo de bom e de ruim que há em qualquer tipo de liberdade. Além do óbvio, ficar à disposição gratuitamente de quem quiser ver. Esse gratuitamente é um dos defeitos do blog.

Folha - Quantos posts vocês escreve em média a cada mês? Quanto tempo você gasta com os blogs? Quem é o mais prolífico dos Wunders? Quem é o mais conciso?

Miranda -
Há o prolífico em post e o prolífico em tamanho dos posts. Eu, o Mozart e o DGR escrevemos bastante. O Felipe é bissexto, mas escreve textos grandes. Publico em média 80 posts por mês, cinco por dia, de segunda a sexta. Escrevo no meu tempo livre (trabalho em um banco oito horas por dia). Escrevo bastante de manhã e de noite e nos finais de semana. Conciso? FDR.

Folha - Além dos blogs, você escreve alguma forma de ficção? Com que características?

Miranda -
Escrevo contos curtos, contos médios e poesia. Tenho um livro de poesia engavetado. Pretendo organizar um livro com uns 100 contos curtos ainda neste ano e o de contos normais ano que vem. Sou letrista de canções também. No blog há postado vários dos contos curtos.

Folha - Como selecionou o material para o livro 'Wunderblogs.com'?

Miranda -
O que achei mais criativo.

Folha - Qual o perfil do leitor dos blogs Wunder? Quem são os 'inimigos' do Wunder?

Miranda -
Ainda não fizemos uma pesquisa. O meu blog, por exemplo, deve ser freqüentado por muitos protestantes. Inimigos são os idiotas de ambos os sexos.

Folha - O que você pensa da literatura contemporânea brasileira?

Miranda -
Tirando a Daniela Abade, o Alexandre Soares Silva e o FDR, não conheço mais ninguém. Ainda estou lendo Dostoievski. Os três citados são magníficos. Aliás, os quatro, Dostô também não é ruim.

Folha - Quem são seus 'modelos' intelectuais e literários?

Miranda -
Millôr Fernandes, Augusto Monterroso, Montaigne, G. K. Chesterton, Padre Antônio Vieira e Falcão (o humorista cearence).

Folha - O escritor Marçal Aquino disse ontem, em debate no Sesc Anchieta, de São Paulo, que "todos os escritores hoje são de esquerda". Comente.

Miranda -
Eu precisaria analisar o contexto em que a frase foi dita. Onde ele viu essa informação, no site do IBGE?

Folha - Os autores do Wunderblogs são muitas vezes chamados de direitistas, conservadores etc. O que você pensa disso? Quem é, na sua opinião, o mais conservador e/ou reacionário dos 11 autores reunidos no livro?

Miranda -
Eu não sou de direita nem de esquerda nem de centro. Conservador, eu sou. Quem encontra Deus é conservador mesmo. Sou contra o governo e contra a oposição. Sou contra quem está em cima do muro também. Somos chamados de direitista por um único motivo: não somos de esquerda. É uma lógica totalmente bocó. Sinto obrigação de me posicionar politicamente tanto quanto de ter uma escola de samba do coração (coisa que não tenho). E a política é mesmo um carnaval. Reacionário, não sei o que significa, é quem tomou algum purgante?

Folha - Existe direita (ou termo equivalente) inteligente aqui ou fora do país hoje em dia? Exemplos?

Miranda -
José Osvaldo de Meira Penna é um bom exemplo brasileiro de direita sábia. Existe direita burra também.

Folha - Quais dessas características você acha que tem seu blog: pessimismo, otimismo, bom humor, mau humor, misticismo, moralismo, anglofilia, "antibrasileirismo", liberalismo, catolicismo, cristianismo, classicismo, ironia, passadismo.

Miranda -
Pessimismo, otimismo, bom humor, mau humor, cristianismo, ironia. Tem poesia também.

Leia mais
  • Textos "efêmeros" para internet ganham sobrevida em coletânea
  • Editora quer surpreender leitores
  • Blogueiros dizem não ser "de direita"

    Especial
  • Leia entrevistas sobre o livro Wunderblog.com
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página