Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2004 - 15h14

"Mongólia" é escolhido melhor romance no Prêmio Jabuti 2004

Publicidade

da Folha Online

A Câmara Brasileira do Livro anunciou hoje os vencedores da 46ª edição do Prêmio Jabuti, que elege o melhor da produção editorial feita no Brasil.

Na categoria romance, o livro vencedor foi "Mongólia" (Cia das Letras), de Bernardo de Carvalho, seguido, em segundo lugar, por "A Margem Imóvel do Rio" (L&PM Editores), de Luiz Antônio de Assis Brasil, e "Budapeste" (Cia das Letras), de Chico Buarque, em terceiro.

O melhor livro de contos e crônicas foi "O Vôo da Madrugada" (Cia das Letras), de Sergio Sant'Anna. Na categoria poesia, o vencedor foi "Poesia Reunida" (Nova Fronteira), de Alexei Bueno. "Abusado" (Record), de Caco Barcelos, ficou em primeiro lugar entre as obras de reportagem e biografia.

Foram divulgados somente os resultados de 16 das 17 categorias do Prêmio Jabuti 2004. Em razão do empate de sete obras, a categoria infantil ou juvenil obrigou a comissão do prêmio a convocar novamente os jurados para uma nova avaliação. O vencedor deve sair nos próximos dias.

A premiação vai acontecer no dia 9 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, quando serão anunciados também os vencedores das categorias Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não-ficção, escolhidos por representantes do mercado editorial.

Recorde

O prêmio recebeu neste ano 2.374 inscrições, quebrando um recorde histórico. Esse número representa um crescimento de 18% em relação à edição anterior. De 2000 para cá, a quantidade de livros inscritos passou de 1.525 para 2.374.

O Jabuti já premiou diversos escritores brasileiros, sendo o primeiro Jorge Amado, com "Gabriela, Cravo e Canela", em 1959. Além dele, já foram contemplados Lygia Fagundes Telles, Ruy Castro, Érico Veríssimo, Fernando Morais, Carlos Heitor Cony, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Alfredo Bosi, Rachel de Queiroz, Marina Colasanti, Chico Buarque, Ziraldo, Dalton Trevisan, Antonio Cândido, Caco Barcellos, Gilberto Dimenstein, Florestan Fernandes, Clarice Lispector e Cecília Meireles, entre outros.

Leia mais
  • Veja a lista completa dos vencedores do 46º Prêmio Jabuti

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Prêmio Jabuti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página