Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2004 - 09h40

Elfriede Jelinek descreve submundo da sociedade

Publicidade

da Folha Online

A obra da escritora Elfriede Jelinek revela, em "A Professora de Piano", assim como em outros de seus romances, a violência e o poder entre os sexos e a exploração da mulher na sociedade atual, "com uma excepcional paixão lingüística", disse um dos jurados. Elfriede Jelinek nasceu em 20 de outubro de 1946 na cidade de Murzzuschlag, na Áustria.


AP
Austríaca Elfriede Jelinek ganha Nobel de Literatura
Quando criança, aprendeu música e estudou composição no Conservatório de Música de Viena. Estudou teatro e história da arte na Universidade de Viena, enquanto continuava seus estudos musicais.

Jelinek, que vive entre Viena e Munique, é autora de "Die Liebhaberinnen" (1975, "Os amantes"), Die Ausgesperrten (1980, "Os excluídos") e Die Klavierspielerin (1983, "A Professora de Piano").

A escritora receberá o prêmio de US$ 1.3 milhão, uma medalha de ouro e um diploma que será entregue pelo rei Carlos Gustavo, da Suécia, em uma cerimônia em Estocolmo nos dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. Ela disse hoje a uma agência de notícias de seu país que sente honrada e surpresa com o prêmio, mas que não poderá estar presente na cerimônia de entrega, já que se encontra enferma. A agência não revelou qual a doença da escritora.

Com France Presse

Leia mais
  • Escritora não irá à entrega do Nobel porque sofre de "fobia social"
  • Austríaca Elfriede Jelinek ganha o prêmio Nobel de Literatura

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Elfriede Jelinek
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmio Nobel de Literatura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página