Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2004 - 16h43

Escritora não irá à entrega do Nobel porque sofre de "fobia social"

Publicidade

da France Presse, em Viena

A escritora austríaca Elfriede Jelinek disse que não irá no próximo 10 de dezembro a Estocolmo para receber o prêmio Nobel de Literatura porque sofre de "fobia social".

"Sofro há anos, em intervalos regulares, de fobia social, o que faz com que não possa suportar multidões", disse a autora, por telefone, de sua casa situada num bairro residencial de Viena.

"Os médicos conhecem esta doença. Posso sair em pequenos círculos e viajar a Munique [Alemanha] para visitar meu marido, mas não posso estar em multidões", disse Jelinek.

"Também consigo escrever. O que me angustia é a multidão. Minha editora irá no meu lugar a Estocolmo para receber o meu prêmio", afirmou. Os livros de Jelinek são publicadas pela editora alemã Rowohlt.

"Ainda não estou consciente de que me concederam o prêmio Nobel. Ainda não posso sentir nada, me sinto vazia", disse.

Questionada se a doença está relacionada com a Áustria e a política austríaca, à qual tanto critica em suas obras, a nova prêmio Nobel respondeu que não tem nada a ver com a Áustria e a política. "Todo mundo pode sofrer dessa doença."

Segundo os médicos, a fobia social se manifesta sobretudo como o medo de ser humilhado em público. As pessoas que sofrem desta doença têm a impressão de que são alvo de todos os olhares e temem não estar à altura das circunstâncias.

Esta fobia restringe o círculo social dos doentes, para os quais o simples fato de falar em público pode fazê-los enrubescer e ficar trêmulos. Seu tratamento consiste de técnicas de relaxamento e ingestão de antidepressivos.

Leia mais
  • Austríaca Elfriede Jelinek ganha o prêmio Nobel de Literatura
  • Elfriede Jelinek descreve submundo da sociedade

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escritora austríaca Elfriede Jelinek
  • Leia o que já foi publicado sobre fobias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página