Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2004 - 22h25

"Maria Cheia de Graça" e "Estamira" levam prêmio da Mostra

Publicidade

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

O longa-metragem "Maria Cheia de Graça", de Joshua Marston (EUA/Colômbia), ganhou nesta quinta-feira o Troféu Bandeira Paulista, concedido pela 28ª Mostra BR de Cinema a diretores com até três longas em seu currículo. O filme colombiano fala sobre o contrabando de heroína feito por "mulas" (pessoas que transportam cápsulas da drogra dentro do próprio estômago).

Na categoria documentário, o júri oficial da Mostra escolheu o brasileiro "Estamira", de Marcos Prado.

"Tartarugas Podem Voar", de Bahman Ghobadi (Irã/Afeganistão), e "Nas Suas Mãos", de Annette K. Olesen (Dinamarca), receberam menção honrosa do júri.

Já o público da 28ª Mostra BR de Cinema elegeu "Tartarugas Podem Voar" como o melhor filme estrangeiro de ficção, e "Feminices", de Domingos de Oliveira, como a melhor produção brasileira.

"Fabio Fabuloso", de Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antonio Ricardo, levou o prêmio de melhor documentário brasileiro, segundo votação do público. "Memorias del Saqueo", do argentino Fernando Solanas, foi escolhido como o melhor documentário internacional.

Os críticos elegeram "Mal dos Trópicos", do tailandês Apichatpong Weerasethakul, como o melhor filme desta edição e concederam uma menção especial à "La Niña Santa", de Lucrecia Martel (Argentina/Espanha/Itália).

As escolhas do júri oficial tiveram como base os 12 longas e três documentários melhores voltados pelo público, que a cada sessão indicava suas preferências. Competiam na mostra de Novos Diretores 116 filmes.

Este ano, o júri da Mostra foi formado pelos cineastas Cacá Diegues (Brasil), Abolfazl Jalili (Irã), Fridrik Thor Fridriksson (Islândia), George Sluizer (França) e Teresa Villaverde (Portugal), a produtora Elisa Resegotti (Itália) e o ator Philippe Maynial (França).

Os prêmios foram entregues hoje à noite no Sesc Pinheiros (zona oeste de São Paulo). Após a cerimônia, a atriz e cantora inglesa Jane Birkin encerrou esta edição da Mostra com um show, acompanhada pelos músicos Amel Riahi El Mansouri (alaúde), Fred Maggi (piano), Aziz Boularoug (percussão árabe) e Djamel Benyelles (violão).

Leia mais
  • Cineasta português recebe homenagem
  • Programação extra adia em sete dias fim da Mostra BR de Cinema
  • Confira a programação extra da 28ª Mostra BR de Cinema

    Especial
  • Veja a programação, sinopses e as notícias da Mostra BR de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a Mostra de Cinema de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página