Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 10h17

Para roteirista de "Diários", indicação é o sonho de Che realizado

Publicidade

SÉRGIO DÁVILA
da Folha de S.Paulo, da Califórnia

É o sonho de Che Guevara realizado, se não da unidade latino-americana, pelo menos da união dos povos. É esta a estranha relação, do revolucionário argentino com o centro da futilidade mundial, que faz o porto-riquenho José Rivera, 40, indicado ontem ao Oscar de melhor roteiro adaptado, pelo texto que fez para "Diários de Motocicleta".
Divulgação
Veja mais fotos do filme
Veja mais fotos do filme "Diários de Motocicleta"

"O filme é dirigido por um brasileiro, tem um mexicano no papel principal, roteiro de um porto-riquenho e música de um uruguaio, além de dinheiro norte-americano, alemão e britânico, o que mais você quer?", perguntou à Folha José Rivera, entre risadas, em entrevista por telefone.

Pode ser. De maneira tortuosa, o homem que um dia sonhou com a unificação dos povos latino-americanos e terminou assassinado durante uma guerrilha nas matas bolivianas participará da premiação em 27/2, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Afinal, segundo as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, como autor da obra que deu origem ao filme de Walter Salles, o argentino Ernesto "Che" Guevara (1928-1967), que foi chamado de "Guevéra" no Globo de Ouro há duas semanas, tem de ser devidamente registrado. "É engraçado", disse Rivera.

Em sua estréia como roteirista de cinema, o porto-riquenho concorre com gente grande, como o diretor Alexander Payne, de "Sideways - Entre Umas e Outras", que também assina o roteiro, os atores Julie Delpy e Ethan Hawke, responsáveis pelo texto da seqüência "Antes do Pôr-do-Sol", e o veterano de TV canadense Paul Haggis, que concorre por sua excelente adaptação do livro "Rope Burns", de FX Toole (na verdade, pseudônimo do ex-dono de ginásio Jerry Boyd, morto no ano passado, cujo livro continua estupidamente inédito no Brasil), que nas mãos de Clint Eastwood virou "Menina de Ouro".

Completa a categoria David Magee, por "Em Busca da Terra do Nunca", estreante como Rivera. "Acho que o favorito é "Menina de Ouro", em segundo lugar "Sideways'", disse ele, que mora em Los Angeles. "Em todo o caso, minha namorada já providenciou o aluguel do smoking, e você pode contar comigo lá na noite da cerimônia." O roteirista se prepara agora para estrear na direção, com "Celestina", baseado em peça de sua autoria, a ser produzido por Walter Salles.

O diretor brasileiro, aliás, prefere olhar para a Europa, de onde ventos melhores sopram na direção de "Diários de Motocicleta". No começo da semana passada, o Bafta, o "Oscar" britânico, indicou o título a sete categorias, entre eles a de melhor filme e de melhor filme em língua não-inglesa. Anteontem, foi a vez do César, o "Oscar" francês, colocar "Diários" na categoria de melhor filme estrangeiro, na qual briga com "21 Gramas", de Alejandro Gonzalez Iñarritu, "Fahrenheit 11 de Setembro", de Michael Moore, "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", de Michel Gondry, e "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola.

"Como "Diários" não podia, de acordo com as regras da Academia, concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro, não havia muito o que esperar do Oscar", disse por e-mail o diretor brasileiro à Folha, de Los Angeles e a caminho do Fórum Social de Porto Alegre, onde participa de um debate. "Deve-se considerar que o Oscar não é somente um prêmio dado por uma indústria, é também o mais importante instrumento de marketing dessa indústria para o lançamento de filmes no mercado internacional. É por isso que sobra pouco espaço. Em todo caso, vivam os ingleses e franceses, muito mais abertos a outras cinematografias."

O Bafta é entregue no dia 12 de fevereiro; já o César, no dia 26, um dia antes do Oscar.

Leia mais
  • Músico uruguaio pensou que indicação ao Oscar fosse "brincadeira"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Rivera
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Diários de Motocicleta"
  • Leia o que já foi publicado sobre Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página