Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 09h05

Godard aprofunda sua visão do mundo em filme-ensaio

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

A lendária seleção húngara de futebol dos anos 50, cuja base era formada pelos jogadores do Honvéd, espalha medo em "O Milagre de Berna", que estréia hoje, e faz também inesperada aparição em "Nossa Música".

O auge do socialismo, diz alguém, foi a vitória dos húngaros contra os ingleses em 1953, por 6 a 3, em Londres --triunfo do jogo coletivo contra o individual e a primeira derrota dos donos da casa para seleções não-britânicas no antigo estádio de Wembley.

É preciso conhecer futebol (e socialismo?) para entender o que há de sério e de ironia na afirmação, assim como é preciso conhecer um imenso repertório de outros assuntos --entre eles, e principalmente, cinema-- para tentar acompanhar o raciocínio de Jean-Luc Godard em mais um de seus filmes-ensaio --que, na observação de um crítico americano, parecem feitos por um cerébro guardado em um copo de vidro.

Que esse cérebro misture socialismo com futebol é indício do livre pensar poético do cineasta, mas ajuda a entender por que seu nome funciona como espantalho até mesmo para uma parcela do público que, em tese, deveria se interessar pelo seu trabalho. O cinema de Godard continua incômodo, e não só por ignorar convenções facilitadoras da narrativa, mas porque obrigatoriamente faz pensar, nem que seja para discordar de suas teses ambiciosas. Pede um esforço a que poucos, hoje, parecem dispostos.

Esse Godard ensaístico, misturando filosofia com história, aprofunda aqui sua visão do mundo contemporâneo, dividindo o filme em três partes --"Inferno", "Purgatório" e "Paraíso". Na primeira parte, usa material de arquivo em colagem de sentido inequívoco. Nas demais, apresenta diversos personagens (entre eles, o próprio diretor) reunidos para um congresso de literatura em Sarajevo. Então, as idéias se embaralham, mas poucos cineastas têm cartas como as de Godard para tirar da manga.

Veja as estréias

Veja as pré-estréias

Veja os filmes em cartaz

Leia mais
  • Principais indicados ao Oscar entram em cartaz
  • Escritor Alberto Mussa vence prêmio literário em Havana
  • Veterano da bossa toca no Sesc Pompéia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean-Luc Godard
  • Confira dicas para seu fim-de-semana no Acontece
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página