Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 08h48

Escritor Alberto Mussa vence prêmio literário em Havana

Publicidade

da France Presse, em Havana

Escritores do Brasil, Argentina, Colômbia e Cuba ganharam o Prêmio Casa das Américas 2005 em romance, teatro, literatura infanto-juvenil, ensaio e literatura brasileira, anunciou ontem o júri.

O vencedor na categoria de literatura brasileira foi Alberto Mussa, com "O Enigma de Qaf", um romance de notável originalidade na exploração de estratégias narrativas, que com uma boa dose de humor resgata uma antiga técnica de contar histórias.

A narradora e poetisa cubana Marilyn Bobes conquistou por unanimidade o prêmio em romance, com "Fiebre Invernal", um livro que na visão dos especialistas é de grande complexidade textual, apesar de sua aparente singeleza, e com um universo crítico e inquietante.

No teatro, o prêmio foi para o autor argentino Víctor Winer, por "Postal de Vuelo", peça que segundo o júri possui uma constante tensão dramática e profundidade simbólica, escrita com elementos próximos ao grotesco.

Na categoria de ensaio artístico-literário, venceu o colombiano Carlos Jáuregui, com "Canibalia. Canibalismo, Calibanismo, Antropofagia Cultural y Consumo en América Latina".

"Essa obra traça com vigor e autoridade as recorrências da figura do canibal na cultura latino-americana, desde Cristóvão Colombo até Caetano Veloso", analisou o júri.

Na literatura infanto-juvenil, Cuba ganhou o prêmio principal com "Perro Viejo", de Teresa Cárdenas Angulo, que narra o tráfico de escravos na América, a partir de um personagem rico em matizes e contradições.

Na 46ª edição do Prêmio Literário Casa das Américas concorreram 582 obras.

Leia mais
  • Godard aprofunda sua visão do mundo em filme-ensaio
  • Principais indicados ao Oscar entram em cartaz
  • Veterano da bossa toca no Sesc Pompéia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o escritor Alberto Mussa
  • Confira dicas para seu fim-de-semana no Acontece
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página