Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 15h11

"Menina de Ouro" promete nocautear concorrentes no Oscar

Publicidade

da France Presse, nos Estados Unidos

Com a luta pelas estatuetas douradas em contagem regressiva, o filme "Menina de Ouro", do astro de Hollywood Clint Eastwood, é o favorito para derrotar "O Aviador", de Martin Scorsese, outro peso-pesado do cinema.

Na contagem regressiva para a disputa mais acirrada do cinema, que será definida neste domingo, em Los Angeles, a maioria dos especialistas acredita que o grande vencedor do prêmio de melhor filme será "Menina de ouro" e não "O Aviador", que com 11 indicações parecia ter vitória garantida.

"O grande vencedor será 'Menina de ouro'. O filme está em seu apogeu nestes dias. Todos falam neste filme e estão apaixonados por ele", disse o analista Tom O'Neil.

A maioria dos especialistas diz que "O aviador", que conta a vida do excêntrico milionário Howard Hughes (Leonardo di Caprio), não provoca as mesmas emoções que "Menina de ouro", nomeada em sete categorias e que narra a história de uma mulher (Hilary Swank) determinada a se tornar lutadora de boxe profissional. Ela atinge o auge de sua carreira, mas logo em seguida conhece a tragédia.

Na disputa pelo prêmio de melhor diretor, tudo indica que o vencedor será Clint Eastwood, apesar de Martin Scorsese também ser um firme candidato ao prêmio.

"Clint Eastwood tem 74 anos e ainda continua fazendo bons e importantes filmes. Esta é uma mensagem importante para os 5.800 membros da Academia, que em sua maioria ultrapassam os 70 anos", afirmou O'Neil, conhecido como o guru dos premiados do cinema.

"Além disso, Martin Scorsese é um nova-iorquino, enquanto Clint Eastwood é um deles", acrescentou.

Em todo caso, os especialistas concordam que este ano não haverá um ganhador que arrase em todas as categorias como na edição do ano passado, quando o último filme da trilogia de "O Senhor dos Anéis" levou os 11 Oscars que disputava.

Ninguém parece duvidar que Jamie Foxx ganhará o prêmio de melhor ator, por sua transformação na lenda do soul Ray Charles no filme "Ray".

Neste caso, Foxx, de 37 anos, desbancaria Clint Eastwood (por "Menina de Ouro") e Leonardo di Caprio (por "O aviador").

A surpresa da noite será a vencedora do prêmio de melhor atriz. Aqui a luta é dura entre Hilary Swank, Annette Bening --pela papel de uma de diva em "Being Júlia"-- e a britânica Imelda Stauton por "Vera Drake".

O prêmio de melhor ator coadjuvante parece destinado ao veterano Morgan Freeman, por seu papel de ex-boxeador em "Menina de ouro".

Na categoria atriz coadjuvante, a premiada deve ser Cate Blanchett, por sua notória interpretação como Katharine Hepburn em "O Aviador".

Com tão poucas surpresas, os organizadores tiveram de lançar mão de truques mágicos para garantir a audiência na entrega dos prêmios, sem nenhum filme recorde de bilheteria e com a maioria dos atores indicados desconhecidos do grande público.

O filme de Eastwood, um sucesso de crítica nos Estados Unidos, arrecadou 56 milhões de dólares no país desde sua estréia em dezembro passado, contra um custo de 30 milhões de dólares.

"O Aviador" custou mais de 110 milhões de dólares de produção e arrecadou mais de 89 milhões desde sua estréia na mesma época.

A arrecadação interna conjunta dos cinco aspirantes ao prêmio de melhor filme soma 323 milhões de dólares. Na mesma época do ano passado, somente o filme "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" superavou os 330 milhões de dólares.

A transmissão do Oscar teve seu recorde de audiência na cerimônia de 1997, em que "Titanic" foi o vencedor de 11 prêmios. O filme de James Cameron chegou ao evento com uma arrecadação de 500 milhões de dólares de bilheteria.

Para devolver o brilho a uma cerimônia com pouca luz, um grupo de atores de destaque, entre eles John Travolta, Sean Penn, Al Pacino, Dustin Hoffman, Renée Zellweger e a sul-africana Charlize Theron, apresentará a entrega dos prêmios e exibirá modelos de gala dos melhores estilistas do planeta.

Leia mais
  • Críticos britânicos acham que "O Aviador" leva Oscar
  • Martin Scorsese espera por Oscar 2005 após cinco indicações
  • Conheça a história do Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Menina de Ouro"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página