Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2005 - 15h32

Corte no Orçamento não afetará Ano do Brasil na França, diz Gil

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse hoje que o corte de 56% nas dotações orçamentárias de sua pasta não deve afetar o projeto do Ano do Brasil na França, já que as verbas estavam garantidas por meio de complementações extraordinárias.

De acordo com o ministério, a parte brasileira de aporte de recursos para o evento será de R$ 40 milhões, dos quais R$ 22 milhões serão do governo federal --por meio de estatais e de dotação específica, o que não inclui os valores destinados ao MinC no Orçamento 2005.

Questionado se é possível trabalhar com um corte tão grande nos recursos da Cultura, Gil respondeu: "Sempre dá, tem que dar, o que a gente tem que fazer é rever alguns programas, reduzir investimentos em algumas áreas, mas a gente tem que também manter a demanda junto ao governo, no sentido de que a gente tenha recomposição do nosso orçamento durante o ano".

Gil disse que a ampliação das verbas para a Cultura no decorrer do ano é "uma das promessas da Receita e do Ministério da Fazenda, em colaboração com o Planejamento". O ministro afirmou que, à medida que as receitas cresçam, os cortes no Orçamento serão repostos.

"Nós temos confiança de que, ainda que tenhamos que trabalhar com o cinto apertado, teremos a possibilidade de folgar o cinto durante o ano", declarou.

O ministro informou que todas as secretarias do MinC vão se reunir na próxima semana para discutir quais serão as áreas mais afetadas.

A temporada cultural brasileira no território francês já tem confirmada até o mês de dezembro cerca de 250 eventos --entre projetos de artes plásticas, dança, música, teatro, gastronomia, cinema e fotografia--, que buscam ampliar as relações diplomáticas e econômicas entre os dois países.

Leia mais
  • Bienal e Fiesp substituem BrasilConnects no Ano do Brasil na França

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página